Docentes da rede de Diadema participam de programa de formação

741 0

Da Redação – A E.M. Francisco Daniel Trivinho recebeu, na manhã desta quarta-feira, cinco turmas de professores para uma capacitação oferecida pelo programa estadual Ler e Escrever, que cede material pedagógico aos docentes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de toda a rede municipal de Diadema. No encontro, os professores utilizaram os livros didáticos cedidos pelo programa para discutir as diversas formas de leitura dentro da sala de aula.

“Esses materiais trazem sequências e projetos didáticos que partem de um contexto e são bem significativos para as crianças. Os livros do 3º ano, por exemplo, trabalham com os animais marinhos e, para isso, envolvem a leitura de textos informativos e elaboração de fichas técnicas. Já os do 4º e 5º anos requerem a leitura de jornais e os tipos de textos que aparecem nos periódicos”, explicou a coordenadora do Departamento de Formação da Secretaria de Educação, Maria Aparecida Silva.

A professora de educação especial do Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS), Lucineia Fukuzaki, foi uma das participantes da formação. Ela conta que os materiais vão contribuir na expectativa de ajudar os alunos que não têm a disponibilidade de tempo nem a mesma facilidade na aprendizagem do que os alunos que não possuem deficiência. “Gostei muito, porque os livros trazem informações e dados atualizados para que possamos adaptar as crianças e ajudá-las a ter um bom desenvolvimento em sala de aula”, disse.

A parceria entre o programa Ler e Escrever e as escolas municipais começou no início do ano e essa é a primeira vez que os professores se reuniram para a formação. “É um programa que a secretaria vem investindo há algum tempo e que agora conseguimos colocar em prática, sem deixar de considerar o papel do professor e a sua importância no ambiente escolar”, falou a coordenadora.

Os encontros de formação começaram na última terça-feira, 21/8, com 10 turmas, e foram finalizados na tarde de ontem, 22/8. Passaram pela capacitação, 20 turmas.

Programa Ler e Escrever – O programa Ler e Escrever foi criado em 2008 e alguns dos objetivos são criar condições institucionais adequadas para mudanças em sala de aula, comprometer as universidades com o ensino público e possibilitar a futuros profissionais da Educação – estudantes de cursos de Pedagogia e Letras – experiências e conhecimentos necessários sobre a natureza da função docente, no processo de alfabetização de alunos do Ciclo I / EF.

Diante disso, o programa desenvolve, ao longo de todo o ano letivo, encontros de formação sistemáticos para todos os profissionais envolvidos, recuperação da aprendizagem (Projeto Intensivo no Ciclo-PIC), nas 3ª e 4ª séries (4º e 5º anos), além de um aluno pesquisador nas salas do 1º ano e de PIC (Bolsa Alfabetização) e elaboração e distribuição de materiais didáticos estruturados para professores e alunos do 1º ao 5º ano.

Outras ações são a distribuição de materiais complementares, como acervo literário e paradidático para biblioteca de sala de aula, enciclopédias, globos, letras móveis, calculadoras etc. e acompanhamento institucional sistemático às diretorias de ensino para apoiar o desenvolvimento do trabalho.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Docentes da rede de Diadema participam de programa de formação"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *