Prefeitura oficializa a permissão de uso do Teatro Martins Pena à Corporação Musical Carlos Gomes

360 0

Da Redação – Com o intuito de promover a difusão da música clássica e incentivar os grupos locais, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, oficializou a permissão de uso do Teatro Martins Pena para a tradicional Corporação Musical Carlos Gomes. Inserido no calendário de festejos do aniversário de 465 anos da cidade, o ato contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, o diretor da corporação musical, Marcos Shiguetashi da Cunha, demais autoridades e músicos.

“Conhecer nossa história é fundamental para compreender o presente e abraçar o futuro. Por essa razão, estamos muito felizes em oficializar na noite de hoje a permissão do uso do Teatro Martins Pena à tradicional Corporação Musical Carlos Gomes. Com 94 anos de existência, o grupo é um dos mais antigos em atividade em nossa cidade. Ao firmar essa parceria, estamos promovendo o resgate e respeito a essa instituição que faz parte da história de São Bernardo”, afirmou o chefe do Executivo.

Composta por 21 músicos, a Corporação Carlos Gomes foi fundada em 1924 por músicos da extinta Banda Progresso e está até hoje na ativa. Trata-se do grupo musical de maior destaque em São Bernardo, na primeira metade do século XX. Sob regência do maestro Atílio Mieli, a banda era presença constante em quase todos os eventos musicais da época, tocando marchas, dobrados, valsas e choros.

Nos anos de 1940, a Corporação teve participação ativa no movimento emancipacionista, na qual destacou-se o músico João Gomes, que compôs a melodia do que se tornaria o hino oficial de São Bernardo, cuja letra foi composta pelo ex-prefeito Wallace Simonsen.  Em 94 anos de história, a Banda Carlos Gomes contou com os seguintes maestros: Atílio Mieli, Ricardo Gerbelli, Sebastião Faria de Queiroz, João Gomes, Antônio Serafim Zampieri, Henrique Canever, Miguel Marotti, Dino Gabriel e Edmundo Francisco da Silva.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, esta parceria tem o objetivo de aproximar os artistas da cidade desta gestão, colocando à disposição deles os equipamentos culturais da cidade. “Essa união ajuda a manter a Cultura da cidade sempre atuante, permitindo a difusão cultural, a formação de plateias e o incentivo aos grupos locais”, finalizou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura oficializa a permissão de uso do Teatro Martins Pena à Corporação Musical Carlos Gomes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *