Texto: Gabriela Maria – Fotos: Gabriel Inamine (PMSBC)
Da Redação – Com o objetivo de conscientizar à população e salientar a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações em prol do “Dia Mundial de Combate à Hepatite”, comemorado neste sábado (28/07). O ato aconteceu na Policlínica Centro, localizado na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no Baeta Neves.
Pacientes, que aguardavam na sala de espera, da unidade de Saúde, para realizar consultas e exames, foram encorajados a realizar testes rápidos da doença. A dona de casa Silvana Martins, 34 anos, foi uma das pacientes a aceitar o procedimento.
“Nunca tinha feito esse exame antes, mas gosto de manter a minha saúde em dia. Assim, que fiquei sabendo, me prontifiquei a realizar. Além de apresentar os exames de rotina, para o meu médico, vou para casa tranquila, ciente que não tenho hepatite”, explicou.
O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, apontou a importância da atividade e salientou o ato de informar à população sobre a doença. “A Hepatite é uma doença muito silenciosa e perigosa, porém se ela for diagnosticada precocemente, existe cura. Grande parte da população é portadora do vírus e não sabe. Por isso, precisamos conscientizar a todos a realizar esse teste”, disse Reple.
Em 2017, a Secretaria de Saúde notificou 184 novos casos de hepatite (B e C). Entre os meses de janeiro a junho deste ano, foram confirmados 58 novos casos. No Brasil as mais comuns são as variáveis “A” “B” “C” e “D” e vacinação para os tipos A e B estão disponíveis em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.
Os principais sintomas são: dor de cabeça e mal-estar, dor e inchaço abdominal, cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos, urina escura, náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.
Prevenção – Os testes rápidos de Hepatite e demais doenças sexualmente transmissíveis, podem ser realizados no ambulatório da Policlínica Centro, das 8h às 16h, ou em todas as 34 UBSs da cidade.
Tell us how can we improve this post?
Nenhum comentário on "São Bernardo intensifica ação de combate às hepatites virais"