Texto: Kati Dias
Da Redação – O samba pede passagem no Teatro Martins Pena (Praça Marquês de Alegrete, 44, Vila Gonçalves). O espaço, onde também está sediado o Centro Livre de Música (CLM), recebe a apresentação da cantora e compositora Tatiana Bueno com o Coral Municipal, com o show “A Flor do Samba – Um Tributo à Clara Nunes”. O evento ocorre neste sábado (28/07), às 18h, com entrada gratuita. A ação faz parte do projeto “Boteco do Martins”, que tem o objetivo de unir alunos e professores do CLM, em apresentações a serem realizados em diversos espaços culturais da cidade.
O Boteco do Martins também encerra as atividades do Festival de Inverno, organizado pelo CLM desde o dia 16 de julho. As atividades foram criadas com o intuito de oferecer novidades extracurriculares aos alunos e ainda apreciarem os professores do espaço como musicistas em concertos. Na programação houve aulas intensivas, masterclasses, palestras e apresentações de alunos e professores.
“A proposta é oferecer uma imersão na cultura musical, favorecendo o aprofundamento do conhecimento. Com o Boteco do Martins, queremos promover a interação entre os alunos e professores, abrindo o espaço para a exibição nos principais equipamentos culturais de nossa cidade. Nessa primeira edição, temos a Tatiana Bueno, cantora, compositora e pesquisadora, que veio abrilhantar nosso evento”, afirmou o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli.
Além de cantora e compositora, Tatiana Bueno realizou uma pesquisa sobre musicologia histórica sobre as origens do samba. Seu estudo localiza cronologicamente o ritmo antes da chegada da música africana com levantamento de 400 anos da história da Música Popular Brasileira.
Outra importante ação da Pasta é o CultART. O projeto foi criado com o objetivo de integrar a produção cultural da cidade. O primeiro espaço a receber a ação é o Centro Cultural Jácomo Guazzelli (Rua Rosa Pacheco, 201, Ferrazópolis), também neste sábado (28/07) às 10h. O evento contará com diversas atividades “A ideia é promover um caldeirão cultural, incentivando os agentes culturais a promover uma ação diferente nos Centros Culturais e trazer a população para conhecer e se apropriar do que é seu”, enfatizou Guazzelli.
Serviço – Confira a programação no Centro Cultural Jácomo Guazzelli:
Dia 28/07
10h – Projeto De bem com a vida/dança circulares
10h30 – Apresentação dos alunos da oficina de violão
11h – Circo
13h – Apresentação dos alunos da oficina de teatro infantil
14h – Dança cigana
15h – Bailão do Ferrazópolis: participação das bandas sertanejas Duo Rangel e Paixão e Arquiteto
Das 10h às 17h:
Exposição de pintura em tela dos alunos da oficina
Exposição de pintura em vidro dos alunos da oficina
Artesanato: bonecas
Intervenção de palhaços
Brinquedos
Pipoca e algodão doce
Projeto Espalhando a Leitura
Conversas de Memória: bate-papo sobre a história do bairro
Nenhum comentário on "Boteco do Martins e CultART são destaques culturais em São Bernardo"