Da Redação – A Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite terá inicio no primeiro sábado do mês de agosto, 4/08, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema. Recentemente o Ministério da Saúde admitiu o risco de retorno da poliomielite e do sarampo no Estado de São Paulo.
O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi em 1989, a doença foi erradicada em 1994. Já de sarampo, o último caso foi em 2015 e a eliminação em 2016. As duas doenças têm prevenção por vacinas que estão disponíveis gratuitamente na rede pública e apresentam baixo risco e efeito colateral.
A Campanha é destinada a crianças menores cinco anos de idade e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal dessas doenças. Para que tenha uma proteção adequada espera-se que pelo menos 95% da população esteja vacinada.
A coordenadora do departamento de Vigilância à Saúde, Candida Rosa Alves, destaca a importância de manter todas as vacinas em dia, não só das crianças, mas, também, dos adultos. “Não há qualquer lógica em não vacinar crianças, adolescentes e adultos contra doenças para as quais a ciência já desenvolveu a vacina. Há um movimento de “antivacina”, no qual notícias e informações falsas divulgadas em redes sociais que tem levado a população a não se vacinar. As vacinas são seguras e passam por rigoroso controle. Antes de serem aprovadas, todas as pesquisas e testes de segurança são realizados”.
Candida Rosa Alves ainda ressalta a questão coletiva da vacina. “O risco de não vacinar crianças, adolescentes e adultos é muito grande e pode trazer doenças que tinham sido erradicadas ou estavam sob controle. Pensar que deixar de vacinar um pequeno grupo não tem problema é um erro, pois em pouco tempo teremos um número grande de pessoas propensas a ter doenças acarretando um problema de saúde pública. Uma pessoa não vacinada, caso se contamine com alguma doença, pode passar para outras. A vacinação não é apenas uma questão de proteção individual, mas de proteção coletiva”.
Outras vacinas
A Prefeitura de Diadema disponibiliza em todas as UBSs de 19 vacinas diferentes que fazem parte do calendário vacinal (em anexo). Além disso, a vacinação contra a febre amarela está disponível em dose padrão.
Serviço – Relação de UBSs que oferecem a vacinação de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.
UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.
UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.
UBS Conceição. Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.
UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.
UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar
UBS Nações. Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.
UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.
UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.
UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.
UBS Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.
UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque)
UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.
UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.
UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280.
UBS Maria Tereza. Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira.
UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.
Nenhum comentário on "Diadema tem Campanha de vacinação contra sarampo e polio"