Da Redação – Na última quarta-feira, dia 18, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade (ACIARP) assinaram convênio que formaliza a atividade complementar conveniada a ser executada pelos efetivos da GCM. Com limite máximo de 80 horas, a medida garantirá o reforço da segurança por profissionais qualificados na cidade, além de valorizar o efetivo da Guarda.
A assinatura ocorreu durante cerimônia que também marcou a passagem e ascensão do novo comando da Guarda Civil Municipal, agora sob a responsabilidade do GCM Sandro Torres Amante. Há 23 anos atuando na instituição, o comandante ocupa o lugar deixado pelo GCM Aparecido do Carmo Meira, nomeado como Inspetor da Guarda, responsável pelo Gabinete de Instrução, setor de qualificação, formação e treinamento de todo o efetivo.
Estavam presentes no evento o prefeito Adler Teixeira – Kiko, o vice-prefeito Gabriel Roncon, o secretário de Segurança Pública da Estância, coronel José Luis Martins Navarro, o vereador e presidente da Câmara, Rubens Fernandes da Silva (Rubão) e demais vereadores e autoridades municipais.
Também participaram da solenidade diversas autoridades das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e GCM de toda a região do Grande ABC, além do gerente corporativo da CBC, Roberto Sampaio, e Gerardo Sauter, da ACIARP.
“Sabemos que a segurança é uma preocupação de toda a comunidade e temos capacitado, estruturado e investido no setor para melhorar a qualidade do serviço, além de promover integrações com as GCMs e polícias de toda a região, aumentando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade, conforme dados divulgados pelo Estado”, afirma o prefeito.
Operação integrada – Após a cerimônia, forças de segurança das Guardas Civis Municipais, do Canil, ROMU, o Helicóptero Águia, Cavalaria e Tático da Polícia Militar e Polícia Civil da cidade e de toda a região do Grande ABC promoveram operação integrada – Cidade Mais Segura – percorrendo diversos bairros da Estância.
Queda dos índices – Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Paulo apontam que Ribeirão Pires apresentou queda nos índices de criminalidade de roubos e furtos e roubo/furto de veículos. No período de janeiro a maio de 2017, foram registrados 159 casos de roubo de veículos. Neste ano, os índices caíram quase pela metade. Até maio de 2018 foram registrados 82 casos.
A queda dos índices de criminalidades está diretamente ligada a diversos investimentos e valorização do efetivo, feitos pela atual administração. Além da proteção dos próprios públicos, a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires tem atendido ocorrências criminais, desenvolvido e ampliado operações integradas com as Polícias Civil e Militar e GCMs de toda a região.
Dentre as ações no setor está a conclusão da habilitação de 40 GCMs para manuseio de pistola 380, habilitação de 15 GCMs para manuseio de pistola calibre 12, curso de aperfeiçoamento profissional para todo o efetivo, entre outros.
Em março, a SSP do município recebeu a doação de uma viatura Duster pela CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos, em uso na base de Ouro Fino Paulista. Está em andamento processo licitatório para aquisição de mais três veículos.


Nenhum comentário on "Ribeirão Pires formaliza atividade complementar para GCMs"