Da Redação – Você já pensou para aonde vão os produtos eletrônicos e eletrodomésticos quando jogamos fora? Materiais como equipamentos de computação, áudio, vídeo, celulares, geladeiras e tantos outros bens não podem ser jogados no lixo comum porque não se deterioram com facilidade e podem contaminar o solo. Por isso, a Prefeitura de Mauá, em parceria com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos), já iniciaram um projeto-piloto nos ecopontos da cidade.
Além de coletar materiais recicláveis, os cinco ecopontos (Jardim Pedroso, Itapeva, Lisboa, Zaíra e Zaíra 4) estão recolhendo estes produtos de domingo a domingo, das 7h às 19h, por um período de três meses. Caso este projeto tenha uma boa aceitação, a Prefeitura de Mauá será um modelo de autossustentabilidade e poderá obter uma receita na revenda destes bens para marcas como Electrolux, LG, Panasonic, Samsung, Mondial e outros fabricantes.
A prefeita de Mauá, Alaíde Damo, reforça que esta atitude vai transformar a consciência do cidadão, principalmente porque deve reverter em investimento público. “Já existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos que obriga as empresas a ter um sistema de logística reversa, ou seja, garantir um fim correto aos produtos, assim fazemos o bem para o meio ambiente e para os mauaenses”, ressalta.
Ainda assim, não são todos os tipos de materiais que os ecopontos recolhem. Confira o que pode e o que não pode ser levado.
O que pode:
Recicláveis: papel, papelão, metal, plástico e vidro
Entulho em pequenas quantidades: máximo dez sacos
Volumosos: móveis, sofás e colchões (até duas unidades)
Madeira: até um metro
Eletrônicos: televisão, monitor, teclado e computador
Eletrodomésticos: fogão, geladeira, micro-ondas, freezer, batedeira, liquidificador, entre outros
Pneus: Até quatro unidades por dia
O que não pode:
Restos de comida
Isopor e gesso
Poda de Jardim
Resíduos industriais e comerciais
Resíduos químicos e de saúde
Animais mortos
Óleo de cozinha
Lâmpada, pilhas e baterias
Para tirar dúvidas ou fazer denúncias de descarte irregular, entre em contato com os canais de atendimento nos números 156 ou na Secretaria de Serviços Urbanos 4512-7786.
Os endereços completos dos ecopontos podem ser acessados aqui:
Nenhum comentário on "Ecopontos de Mauá recolhem eletrônicos e eletrodomésticos em caráter experimental"