Operação Cobertor que Salva amplia acolhimento a morador de rua

420 0

Da Redação – Com o intuito de acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade para amenizar os impactos do inverno, especialmente nesses dias de baixa temperatura, a operação “Cobertor que Salva” intensificou as abordagens e a oferta de serviços de acolhimento aos moradores de rua. O prefeito Orlando Morando participou, na noite de terça-feira (10/07), juntamente com o Carlos Romero, secretário-adjunto da Secretaria de Assistência Social (SAS), e dos agentes da Pasta de uma abordagem na Praça Santa Filomena, no Centro, um dos pontos de concentração da população de rua na cidade.

“A noite desta terça-feira foi uma das mais frias do ano, chegando a 7°C. Por isso, fiz questão de participar, juntamente com o Carlinhos e dos demais agentes dessa importante ação. Nosso objetivo é não deixar nenhum irmão morrer de frio em nossa cidade. Nossa região tem uma temperatura tipicamente baixa e infelizmente, em momentos passados, já se perderam vidas por conta disso. Nosso papel é agir para evitar novas ocorrências”, afirmou o chefe do Executivo.

A segunda edição da operação “Cobertor que Salva” foi lançada em junho e tem o objetivo de evitar incidentes de morte por hipotermia entre a população em situação de rua. O intuito é intensificar as ações de abordagens, por meio de rondas noturnas, e a oferta de serviços de acolhimento durante o inverno. Na primeira edição, realizada em 2017 não houve mortes por hipotermia na cidade. No período, foram 1.573 atendimentos, por meio de 850 abordagens, que resultaram em 723 acolhimentos 24h.

No período da operação, as vagas disponibilizadas no abrigo do município foram ampliadas para 230, com acolhimento das 8h às 22h. No início deste mês, os assistentes sociais abordaram 360 pessoas, sendo que 101 aceitaram ser encaminhadas para os abrigos. Além da Praça Santa Filomena, os demais pontos de concentração da população de rua são o trevo do Cemitério da Colina, no Parque São Bernardo, da rua João Batista de Oliveira Lima e do cruzamento da Américo Brasiliense com a avenida Faria Lima, no Centro.

O secretário-adjunto da SAS, Carlos Romero, enfatizou a importância do trabalho realizado pelos cerca de 20 agentes da Pasta destacados para os serviços de abordagem. “Essa ação é feita de forma exemplar ao longo do ano, mas está sendo intensificado significativamente neste período. Procuramos dar um olhar especial a essas pessoas, com a atenção e a referência que elas precisam”, explicou.

Operação Cobertor que Salva – Das 230 acomodações disponíveis, 150 são ofertadas no Centro de Acolhimento 24 horas (Albergue), localizado na Vila Scopel, e outras 30 na Moradia Provisória do bairro Riacho Grande. As demais vagas são disponibilizadas em caráter emergencial. O acolhimento é acompanhado de serviços de alimentação e higiene, além de assistência social e psicológica. Neste ano, a operação é realizada por meio de força-tarefa entre as secretarias de Assistência Social, Serviços Urbanos, Saúde, além da Guarda Civil Municipal (GCM), que também recebe demandas diretas da população, por meio do número 153.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Operação Cobertor que Salva amplia acolhimento a morador de rua"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *