Da Redação – Quem quer concluir o ensino fundamental e ainda aprender uma profissão para ter mais chances no mercado de trabalho, deve se apressar. É que termina nesta sexta-feira, 14, o prazo de inscrições para as salas de EJA-FIC (Educação Jovens e Adultos integrada com a Formação Inicial e Continuada) para quem parou os estudos entre o 5º e o 9º anos.
Há opções de cursos em seis áreas: administração, alimentação, marcenaria, imagem pessoal, comunicação visual e construção civil. As aulas acontecem em cinco Centros Públicos de Formação Profissional (CPFP) e três Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs). Veja abaixo a lista completa das unidades
Ao escolher uma área de atuação, o aluno irá aprender quatro ocupações relacionadas aquele campo de trabalho, chamado arco ocupacional. Quem optar por trabalhar com alimentação, por exemplo, vai aprender a função de auxiliar de cozinha, e então confeccionador de produtos de confeitaria para cafeterias, em seguida confeiteiro e, por último, auxiliar de padeiro, além das matérias de base comum como português e matemática. Cada ocupação tem duração de seis meses, em média.
“ Estes cursos foram desenvolvidos de forma a oferecer ao aluno um conjunto de formações relacionadas, dotadas de base técnica comum, que pode abranger as esferas da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços, garantindo uma formação mais ampla e com maior possibilidades de inserção no mercado de trabalho”, explicou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria Auxiliadora Elias. Para prender as quatro funções dentro de uma área de atuação e concluir o ensino fundamental são necessários dois anos. Cada arco ocupacional tem carga horária de 1,6 mil horas.
Os cursos acontecem nos cinco centros públicos de Formação Profissional da cidade: Valdemar Mattei, na Casa Branca, Armando Mazzo, no bairro Príncipe de Gales, Júlio de Grammont, no Parque Andreense, Miguel Arraes, em Tamarutaca, João Amazonas, no Capuava, e em três Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), neste caso na área de Administração. As Escolas com EJA na área de administração são a Cora Coralina, Cândido Portinari e João de Barros.
Para se inscrever é preciso apenas ter mais de 15 anos e estar fora do sistema regular de ensino. Os interessados podem procurar a unidade escolar mais próxima ou ligar para 4468-4293. As matrículas são feitas mediante apresentação do RG, comprovante de residência e histórico escolar, se o aluno tiver.
Quem parou os estudos entre o 1º e o 4º ano também podem se inscrever na EJA-FIC, mas neste caso as inscrições vão até 30 de setembro.
Comunicação Visual:
Composto por:
Auxiliar de Diagramação
Assistente de Diagramação
Auxiliar de Design Gráfico
Assistente de Design Gráfico
CPFP Valdemar Mattei – rua Artur de Queirós, 399, Casa Branca
Marcenaria
Composto por:
Produção de brinquedos
Criação de móveis
Pintura e marchetaria
Recriação de móveis
CPFP Miguel Arraes – rua Tamarutaca, 175 – Tamarutaca
Alimentação
Composto por:
Auxiliar de Cozinha
Confeccionador de Produtos de Confeitaria para Cafeterias
Confeiteiro
Auxiliar de Padeiro
CPFP Júlio de Grammont – rua Astorga, s/nº – Parque Andreense
Imagem Pessoal
Composto por:
Assistente de Cabeleireiro
Cabeleireiro
Maquiagem
Vendas de Cosméticos
CPFP João Amazonas – Antonio Sebastião Esqualize, s/n – Capuava
Construção Civil
Composto por:
Pedreiro Assentador
Pedreiro Revestidor de Massas
Pedreiro Revestidor de Pisos e Azulejos
Permacultura – técnicas de construção sustentáveis
CPFP Armando Mazzo – rua Carnaúba, s/ nº, Príncipe de Gales
Administração
Composto por:
Auxiliar Administrativo
Auxiliar Financeiro
Logística
Recursos Humanos
Emeief Cora Coralina – rua dos Dominicanos, 1250, Jardim Santo André
Emeief Cândido Portinari – rua dos Cocais, 1861, Jardim Guarará
Emeief João de Barros Pinto – rua Londres, 444, Utinga
Nenhum comentário on "Santo André inscreve até hoje para cursos profissionalizantes com ensino fundamental"