O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso!
Ariano Suassuna.
Carlos Grana faz jogada de mestre, se livra do assédio e nomeia servidora Cida Damaia para a FuABC
Um certo empresário publicitário da Comunicação, que se acostumou a ganhar dinheiro fácil com fatos & boatos, investiu pesado nos bastidores da política regional para tentar mostrar moral e prestígio (que não tem, a bem da verdade), e fazer valer a manutenção do Executivo Marco Antonio da Silva, no comando da Fundação ABC (FuABC), que, sem alardear, sonhava com a recondução. Quebrou a cara. Ou melhor quebraram as caras. O bom e respeitado moço chegou ao cúmulo de divulgar detalhes administrativos, leia sórdidos, de uma certa Secretaria de Cultura da região, temendo que o ocupante do cargo viesse a ser o escolhido pelo prefeito Carlos Grana, de Santo André, para tentar garantir a recondução de Marco Antonio. Santo André, pelo acordo de rodízio na indicação entre o ABC da Fundação, Santo André, São Bernardo e São Caetano, detinha o direito pelo acordo de indicar o gestor. Mas não teve jeito. Num ambiente de muita especulação, onde se falavam dos nomes do médico e secretário de Saúde andreense, Homero Nepomuceno Duarte, do ex-vereador petista e ex-deputado federal por Santo André Vanderlei Siraque, além dos irmãos Mindrisz, Maurício, ex-presidente da FuABC, e Michel, ex-secretário de Saúde andreense. A indicação da assistente social Maria Aparecida Batistel Damaia, funcionária da administração e que é secretária-adjunta de Saúde, foi uma jogada de mestre do prefeito Carlos Grana, que se desvencilhou do assédio natural dos pretendentes e optou pelo trabalho, conhecimento do setor e seriedade de Cida Damaia, em vez da privilegiar os conhecidos acordos políticos para a nomeação do novo ocupante do cargo. A nova presidente assume o cargo a partir de 2016 para um mandato de dois anos, mas caso Carlos Grana não consiga a reeleição, existe a possibilidade de o novo prefeito fazer outra indicação para o comando da FuABC. Considerada um quadro técnico, Cida Damaia é funcionária pública andreense aposentada, atuou no PA da Vila Luzita, foi assistente de gabinete na Saúde e trabalhou como adjunta no Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de São Bernardo.
Frase:
O PT quer enterrar a CPI. O partido blindou aqui o quarteto da fortuna que movimentou de forma suspeita mais de 200 milhões de reais. O governo não quer investigar. Lamentavelmente, o governo resolveu enterrar a CPI do BNDES
Betinho Gomes, deputado federal pelo PSDB/PE, indignado com a atuação dos aliados de Dilma na comissão visando transformá-la em pizza
Frase:
Paulo Pinheiro é meu amigo, tem projeto de tornar o Procon da cidade ainda mais ativo, atuando, por exemplo, diretamente nas filas dos bancos. É um assunto consonante com o meu trabalho na Câmara dos Deputados e que já debatemos em Brasília
Celso Russomano, deputado federal pelo PRB de SP, ao confirmar o seu apoio à pré-candidatura de Paulo Pinheiro à reeleição na Prefeitura de São Caetano
Celso Russomanno consolida apoio do PRB à reeleição de Paulo Pinheiro em São Caetano
O deputado federal Celso Russomano (PRB/SP) consolidou o apoio de seu partido ao projeto de reeleição do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro – a adesão já havia sido anunciada pelo diretório municipal da sigla em setembro. Após reunião no sábado (7), o parlamentar e Pinheiro caminharam pela Rua Visconde de Inhaúma, recebendo o carinho dos moradores e comerciantes. Com o PRB, o arco de alianças de Paulo Pinheiro em 2016 já conta com cerca de 15 partidos. “É um número muito expressivo, que mostra a credibilidade do nosso governo. A classe política e a população têm reconhecido as ações da nossa gestão. Estamos reconstruindo São Caetano”, frisou o prefeito. Celso Russomano, que tem como uma de suas marcas a defesa do consumidor, justificou o apoio a Paulo Pinheiro com base na convergência de ideias de ambos. O parlamentar elogiou a atuação de Paulo Pinheiro no comando do Palácio da Cerâmica. “O prefeito está ao lado da população, apoiando e amparando em suas necessidades. Defender o cidadão é defender o consumidor. Por isso estamos juntos, naturalmente”, concluiu Russomanno, que lidera as pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo – desponta com 34%, segundo o Datafolha.
PRB EM SÃO CAETANO
- Durante a sua visita a São Caetano, no último sábado, quando anunciou apoio à reeleição de Paulo Pinheiro, o deputado federal Celso Russomano (PRB/SP), abonou as fichas de filiação de lideranças de São Caetano ao PRB, como Eduardo Casonato, Wilson Caboclo e Luzanizio Teles, trio fiel a Paulo Pinheiro. O objetivo do partido é eleger ao menos dois vereadores no ano que vem. A chapa também deverá ter nomes como Alberto da Ótica e Moacir Rubira. O presidente municipal da legenda, Vlamir Bernardes, e o vice, Sérgio Tannuri, além do secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome, também participaram da agenda.
PMN
- O Partido da Mobilização Nacional de São Caetano tem nova direção e em depoimento exclusivo ao Grupo Eleições 2016 São Caetano do Sul – Movimento Voto Consciente, seu novo presidente, professor Valmir Duarte Costa, falou sobre os planos da legenda para 2016. Valmir estará reunindo lideranças comunitárias para fortalecer o PMN e já anunciou que a legenda apoia a pré-candidata a prefeita Lucia Dal’ Mas do PRTB.
DESTAQUES DA ESTÂNCIA
- A aluna Luiza da Costa Resende, da Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires “Maestro Alfredo Della Rica”, conquistou o primeiro lugar no Concurso de Violão Souza Lima, competição que aconteceu entre os dias 7 e 8 de novembro, últimos, em São Paulo. Ribeirão Pires também garantiu o segundo lugar com a aluna Elidy da Silva Costa, também da escola municipal. Os competidores foram julgados por grandes nomes do violão erudito, como os professores Sydnei Molina (Grupo Quartaglia); Ângela Muller (Conservatório de Tatuí); Christian Dozza (Emesp). Além da medalha e do troféu, Luiza ganhou um violão novo e uma coleção completa de CDs da área. Também durante a competição, o aluno da Escola de Música Arthur Perrone se classificou para as finais, com grande desempenho.
CARTA DE GUARUJÁ
- Um manifesto em defesa de melhor gestão pública, da ética na política e contra a impunidade. O documento nomeado “Carta de Guarujá” foi lido pelo empresário João Bico, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), para plateia de mais de 1.300 pessoas no encerramento do 16° Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, neste dia 6 de novembro, no Guarujá, litoral de São Paulo. O documento representa um chamamento do setor varejista por um “choque de moralidade e de gestão para despertar do perigoso caminho que está levando o país para o abismo”. Participaram do evento representantes de 400 Associações Comerciais de São Paulo.
DIREITO DE ARREPENDIMENTO 1
- A Decolar.com terá de reembolsar em dobro e indenizar consumidor adquiriu duas passagens aéreas para o exterior e no dia seguinte desistiu da compra. O site, por sua vez, tentou solicitar o reembolso junto à empresa aérea e aplicar as regras de cancelamentos e reembolsos previstas nas condições de compra do site, o que é vedado pela Justiça, já que o consumidor solicitou o cancelamento dentro do “prazo de reflexão”, que é de sete dias, portanto, deve ter o dinheiro devolvido imediatamente. De acordo com o especialista em relações de consumo, Gilberto Bento Jr., sócio do escritório Bento Jr. Advogados, “todo consumidor tem o direito de arrependimento, dentro de sete dias, em compras que não sejam em loja física”.
DIREITO DE ARREPENDIMENTO 2
- A empresa foi condenada a devolver em dobro os R$ 2.570,87 gastos na compra da passagem, além de indenizar por danos morais o consumidor em R$ 2.000,00, pois, segundo o Juiz, o serviço da empresa se mostrou defeituoso. Gilberto Bento Jr. encerra dizendo que o consumidor deve reivindicar mais o seu direito para melhorar a qualidade de nossas vidas em todos os aspectos. “Nunca devemos aceitar a mediocridade, devemos ser bem atendidos, a lei deve ser respeitada e as empresas devem indenizar o consumidor sobre eventuais abusos”.
AUMENTO DO ICMS 1
- Sindicalistas e deputados se reuniram nesta segunda (9), em São Paulo, com o governador Geraldo Alckmin, de São Paulo, para pressionar contra o aumento do ICMS proposto pelo governador para cerveja e cigarro. Na reunião, o governador apresentou propostas para evitar demissões no setor. “Estamos preocupados que o aumento possa afetar os empregos do setor, que representa mais de 600 mil postos de trabalho em nosso estado”, afirmou o deputado federal e presidente licenciado da Força Sindical, Paulinho da Força. Para evitar demissões, o governador propôs que o aumento do ICMS não incida sobre a indústria, mas tão somente sobre o consumo. “Vamos ainda avaliar o impacto sobre toda a cadeia produtiva e os empregos, mas vemos com bons olhos a possibilidade de reduzir o imposto dos remédios genéricos, fundamentais principalmente para a população mais pobre e idosos”, afirma.
AUMENTO DO ICMS 2
- Participaram ainda da reunião, entre diversos sindicalistas e lideranças, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (Fetiasp), Melquíades Araújo, e Alexandre Pereira, deputado estadual pelo Solidariedade de São Paulo.
Prefeitos do ABC pedem ao Estado viabilidade para o Banco do Povo Paulista na região
Os municípios da região seguem buscando alternativa para viabilizar os convênios com o Banco do Povo Paulista (BPP), instituição de fomento de microcrédito do Governo Estadual. Na Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC nesta segunda (9), os prefeitos receberam o secretário do Emprego do Estado de São Paulo, José Ribeiro, e o coordenador do Banco do Povo Paulista, Marcos Wolff, para reforçar a solicitação dos municípios ao conselho da instituição financeira para reverter decisão que tornou as prefeituras responsáveis por 100% das operações inadimplentes. Essa responsabilidade foi transferida aos municípios a partir de cláusulas do Termo de Aditamento aos convênios existentes entre prefeituras e a instituição, que impuseram às cidades assumir de forma “irrevogável e irretratável todas as operações inadimplentes acima de 180 dias” (item 2.2.14, do Primeiro Aditamento ao Convênio). “Nenhum município da região está com o Banco do Povo Paulista operando. Não é viável para as cidades assumir integralmente os custos da inadimplência. Reforçamos hoje ao secretário Ribeiro proposta apresentada ao conselho da instituição para tornar proporcional o risco financeiro das operações, com o Estado responsável por 90% do valor e os municípios por 10%, percentuais que correspondem, inclusive, ao aporte feito à instituição”, explicou o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão. Em 2014, o Consórcio Intermunicipal, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, apresentou proposta para que os municípios não sejam responsabilizados integralmente pelos financiamentos não pagos. Reuniões com a coordenação do Banco foram realizadas no último ano, mas os municípios não tiveram retorno positivo. O secretário José Ribeiro reconheceu a importância do pleito realizado no Consórcio Intermunicipal e assumiu compromisso de auxiliar os municípios no processo de reverter a imposição feita pela instituição junto ao presidente do Conselho e secretário da Fazenda Estadual, Renato Vilela. “O Banco do Povo Paulista está passando por momento de reestruturação. Estamos mostrando que precisamos fortalecer convênios, especialmente nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo, onde há mais procura por crédito”, declarou Ribeiro, que reforçará o pedido da entidade regional para que a questão volte a pauta do conselho do Banco do Povo Paulista, programada para o final deste mês. Além dos secretários de Desenvolvimento Econômico dos municípios e/ou gestores do setor, o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, também participou a reunião. Rocco é coordenador do Fórum de Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e acompanha os encaminhamentos das medidas realizadas no ABC para compartilhar com outras cidades paulistas.
Nenhum comentário on "Coluna do dia 10/11/2015"