Prefeitura de Mauá promove aulas de dança e transforma vida dos idosos

3143 0

Da Redação – “Foi aqui que reconquistei minha alegria de viver”. As palavras de Marleide Santos podem parecer simples, mas notando a voz embargada, percebemos que as aulas de dança oferecidas pela Prefeitura de Mauá vão muito além de movimentos, passos e palmas. A cegueira no olho esquerdo e a solidão após a morte de seus pais tornaram Marleide, de 70 anos, uma senhora triste. Trancada em casa, ela não conseguia ter forças para levantar, conhecer pessoas e se sentir viva novamente.

Quando chegou para o baile da terceira idade promovido pelas Oficinas Culturais, a moradora da Vila Magini não imaginava que um grupo de idosos poderia mudar sua vida para sempre. “Melhorei 100% desde que comecei a dançar. Hoje não sinto mais aquela tristeza e nem fico deprimida. Não falto a uma aula”, conta Marleide.

A responsável por levar a idosa para as aulas é sua irmã, Marlene Santos, 64 anos. “Eu não sabia mais o que fazer. Levava minha irmã ao psicólogo e percebia que ela estava piorando a cada dia. Até que resolvi trazê-la para dançar. Foi a melhor coisa. Vejo que ela está mais feliz, mais motivada. Agora eu também faço as aulas junto com ela. Até meu marido percebeu que estou mais motivada”.

Se você acha que os benefícios da dança são apenas para alma, está enganado. A dona Alzira de Melo, 73 anos, viu sua diabetes diminuir desde janeiro, quando começou a frequentar o baile. “Fiquei viúva há 19 anos e nunca mais tinha arriscado uns passos. Desde que comecei a dançar, minha saúde melhorou, consigo fazer tudo dentro de casa: varrer, passar pano, estender roupa. Moro sozinha e sou bem independente”, disse.

A aposentada, moradora da Vila Bocaina, não dispensa o batom para participar das aulas. “Passava muito tempo em casa e não tinha uma distração. Nas aulas, eu fiz amigos, conheci muita gente. Hoje sou muito mais feliz”, destacou dona Alzira.

As aulas do baile focam na movimentação da terceira idade. A mistura de ritmos e as músicas animadas tornam melhor a tarde dos 50 alunos. O baile começa às 15h30, na sede da Oficinas Culturais, na Rua dos Bandeirantes, 611, Vila Bocaina.

Para participar, basta chegar com vontade de dançar. Como o professor Marcelo, responsável pelo curso, diz antes de toda aula: “aqui só não tem vaga para quem não gosta de dançar!”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de Mauá promove aulas de dança e transforma vida dos idosos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *