Vereador denuncia descaso com lago em parque público de SCS

1443 0

Da Redação – Era para ser um lago limpo e cheio de peixes, tartarugas e outras vidas aquáticas. Mas não é o que se vê no lago do parque público Catarina Scarparo D’Agostini, mais conhecido como “Chiquinho”, no bairro São José.

O lago foi alvo de duras críticas pelo vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PR), na última sessão ordinária da Câmara Municipal. O vereador citou em seu discurso o total descaso e abandono da Prefeitura Municipal em relação à preservação do meio ambiente no local.

Devido a um possível vazamento, até o momento não confirmado pela administração pública, o lago simplesmente, secou. Pouco mais de 5% de água é o que mantem peixes e tartarugas ainda vivas no local. De acordo com o parlamentar, “à vida que ali ainda se encontra está em perigo iminente de morrer.

Tartarugas estão sufocadas em blocos de “lama” em diversos locais do lago. Aqueles animais precisam com urgência serem retirados dali. Um crime ambiental pode estar acontecendo dentro de um próprio público e nada se faz”, concluiu o vereador.

O parlamentar protocolou ainda, requerimento solicitando informações do prefeito José Auricchio Júnior querendo saber, dentre outros questionamentos, o que de fato aconteceu com lago? Desde quando a Prefeitura Municipal tomou ciência desse possível vazamento? Porque até o momento a Prefeitura não se manifestou na retirada daqueles animais prestes a morrerem? Qual o prazo para conserto e revitalização do lago e do espaço? Qual órgão/setor público está responsável pela manutenção e cuidado com o lago?

Munícipes e frequentadores do parque estão indignados com o ocorrido e com o descaso da prefeitura. O morador Gabriel Silva, está chocado: “É inacreditável que isso acontece e ninguém vê. Cresci vendo esse parque e agora chegamos e encontramos essa situação. As tartarugas estão morrendo atoladas no barro, na lama, e pior, dentro de um espaço público e ninguém faz nada, um grande descaso”, completou.

A Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, protege todo crime cometido contra o meio ambiente e dispõe sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, resta saber se o que realmente aconteceu com o lago está tipificado na lei ambiental.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Vereador denuncia descaso com lago em parque público de SCS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *