Da Redação – Na última quinta-feira, 5/04, ocorreu a eleição dos conselheiros que integrarão o Conselho Municipal do Idoso de Diadema. Foram escolhidos, para mandato de dois anos, um representante de entidade asilar, um representante de entidade não asilar, dois representantes da sociedade civil e quatro representantes de grupos de terceira idade do município, totalizando oito eleitos.
Os munícipes puderam votar em vários pontos da cidade. No total, 2.070 votos foram contabilizados, sendo 1.610 válidos, 37 nulos e 423 brancos. “Tudo correu muito bem. Foi um pleito tranquilo e com um número relevante de votos. É gratificante ver os munícipes se envolvendo e pensando na população idosa”, afirmou a presidente do Conselho e diretora da Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Aracélia Maria Sagrado Lovato.
Para a secretária da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, a mobilização feita pela população ajuda a ampliar a representatividade dos idosos no município. “As pessoas participaram da votação porque estão mais conscientes da importância de existir um conselho que represente os idosos. É benéfico para todos. Ficamos felizes com a alta procura para votar”.
O Conselho do Idoso tem como objetivo auxiliar a Prefeitura a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida dos idosos, dando espaço para que esta parcela da população seja ouvida. Os novos conselheiros tomam posse até o fim do mês, com data a ser definida. Os eleitos irão acompanhar as políticas públicas voltadas ao idoso, representando esta faixa etária.
O CMI é um órgão de deliberação da política municipal do idoso e de fiscalização de entidades de atendimento, sendo um instrumento fundamental para o controle social das políticas voltadas ao idoso.
Confira a lista de eleitos para mandato de dois anos:
Entidades Asilar: Titular: Marcos Vicente, representante do Lar do Ancião, Suplente: Fernando Tavares da Silva, representante do Lar Alcina.
Entidades Não Asilar: Titular: Érica Prudente, representante do Instituto de Ação Social Enéas Tognini, Suplente: Monica da Silva Alves, representante da Casa São Camilo.
Sociedade Civil: Titulares: Fernando Dias Da Costa e Silvia Aparecida da Silva, Suplentes: 1ª – Dalila Olinda Lucatelli e 2ª – Maria Zenaide Santos Silva.
Grupo da Terceira Idade: Titulares: Magna Xavier Bezerra, Ana Maria Gonçalves Schwarz, Maria Aparecida de Jesus Silva e Maria de Abreu Komatsu (Doce de Abóbora), Suplentes: 1ª – Maria de Lourdes Souza, 2ª – Maria Auxiliadora Candido Araújo, 3ª – Neuza Tertuliana de Souza e 4ª Maria Zaira Oliveira de Brito Mazza (Baixinha).
Nenhum comentário on "Conselho Municipal do Idoso elege conselheiros para mandatos de dois anos"