Da Redação – Para qualificar os profissionais do Frente de Trabalho e oferecer um conhecimento atrelado ao ofício, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema proporcionou aos 28 bolsistas os cursos de pedreiro e assentador de pisos e azulejos da área de Construção Civil. Na manhã desta quinta-feira, 29/03, os integrantes puderam receber os certificados em cerimônia realizada na Secretaria de Serviços e Obras.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Diadema, Caroline Rocha, falou sobre a iniciativa em atender os bolsistas. “O objetivo do Fundo Social é oferecer cursos de rápida duração para pessoas que, na maioria das vezes, estão fora do mercado de trabalho. A nossa proposta esse ano foi diferente. Decidimos capacitar as pessoas que já fazem o serviço para a Prefeitura”. Além disso, a presidente aconselhou os bolsistas a aproveitarem o tempo de contrato no Programa Frente de Trabalho para adquirirem experiência e se aperfeiçoarem cada vez mais.
Vicente Dias de Queiroz já foi aluno do Fundo Social e, hoje, é professor do curso de pedreiro e se sente gratificado por estar compartilhando o que aprendeu. “É uma troca de conhecimento e uma interação muito boa. Fiz outros cursos e agora posso estar do outro lado, mas sempre aprendendo”.
Para Irisneide Santana Lopes de Sousa, mãe de três filhos, além da vida profissional o curso irá ajudá-la a realizar alguns sonhos. “Eu estava desempregada há 5 anos e agora além de ter a oportunidade de emprego, eu estou aprendendo como fazer muitas coisas. Não vou precisar pagar alguém para construir a minha casa. Eu mesma vou fazer”.
Além da área de Construção Civil, o Fundo Social de Solidariedade também oferece cursos no segmento de Beleza, como o de assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiagem, depilação e design de sobrancelhas, e de Moda, como o de corte e costura.
Frente de Trabalho – O Programa Frente de Trabalho é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas que insere moradores em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Os bolsistas participam de programas de melhorias na cidade, como Mãos à Obra e Nossa Escada, Seu Acesso.
O Frente de Trabalho que, em 2017, selecionou 330 trabalhadores para o Mãos à Obra, tem se tornado uma alternativa de renda e qualificação profissional para moradores desempregados e em situação de vulnerabilidade social. Em Diadema, desde março do ano passado, o Programa contribuiu para que 230 moradores de Diadema obtivessem renda.
Programa Mãos à Obra – O Mãos à Obra é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão Pública e tem o objetivo de revitalizar os espaços públicos de Diadema, como ruas, praças e avenidas, presentes nas 11 regiões da cidade.
O Programa executa serviços de tapa buraco, limpeza de boca de lobo (água de chuva), troca de lâmpadas, pintura de guias, reparos em abrigos de ponto de ônibus, sinalização de trânsito, remoção de entulhos e bagulhos, poda de árvore, capinação, roçada, notificação de veículos abandonados, entre outros.
Nossa Escada, Seu Acesso – Nossa Escada, seu Acesso é um programa da Secretaria de Planejamento e Gestão, lançado em 2018, que visa restauração, pintura, iluminação e nivelamento de degraus dos escadões do município. Semelhante ao Programa Mãos à Obra, que fica um mês em cada bairro, o Nossa Escada, Seu Acesso ficará de 15 a 25 dias em cada região.
Nenhum comentário on "Fundo Social de Diadema forma bolsistas do Frente de Trabalho"