São Bernardo zera fila de espera por cirurgias eletivas

664 0

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo confirmou, nesta terça-feira (20/03), que zerou a fila de espera por cirurgias eletivas existentes no município. Em 180 dias, 4.720 pessoas foram atendidas pelo programa Saúde Prioridade Cirurgias, registrando 1.542 procedimentos a mais do que foi estipulado pela ação.

O prefeito Orlando Morando, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e a coordenadora do programa, Dra. Amanda Tavares, estiveram no Hospital de Clínicas – Estrada dos Alvarengas, 1001, Alvarenga e anunciaram o sucesso da ação. Este programa é uma continuação do “Saúde Prioridade Consultas e Exames”, finalizado em julho, do ano passado. Na ação, 70 mil pessoas foram atendidas (49.575 consultas e 21.051 exames) e 3.178 encaminhadas para os procedimentos cirúrgicos.

“São Bernardo realizou uma ação espetacular e resolutiva. Sanamos o problema cirúrgico dos pacientes com respeito e dignidade. Estamos cumprindo mais uma etapa, que é melhorar a saúde pública da cidade. Hoje, entrando no Hospital de Clínicas conversei com pacientes e acompanhantes, todos elogiaram o atendimento. É muito gratificante perceber que todo o nosso trabalho está ajudando na saúde das pessoas”, comemorou Morando.

Com o objetivo de garantir o sucesso do programa, o município investiu R$1,5 milhão, na compra de novos equipamentos cirúrgicos e na contratação de novos profissionais. Porém, com o encerramento do programa, esses investimentos irão permanecer em funcionamento no Hospital de Clínicas, Hospital Municipal Universitário e Hospital Anchieta.

O secretário da pasta de Saúde, também apontou uma melhora na efetividade dos procedimentos cirúrgicos realizados no município. “Até o mês de agosto de 2017, São Bernardo realizava 343 cirurgias mensais. Após a implantação do programa, o número de procedimentos subiu para 900, por mês. Com isso, solucionamos o problema das pessoas que estavam aguardando na fila de espera e continuamos a atender normalmente os novos casos, de urgência ou eletiva”, explicou Reple.

O programa também teve outro diferencial, ele foi desenvolvido com ampla tecnologia. Todos os procedimentos foram realizados com recursos tecnológico, utilizando equipamento de cirurgias vídeo laparoscópicas, que proporcionaram uma recuperação mais rápida aos pacientes. Recuperação essa, que o aposentado Pedro Donizete Barros, de 59 anos, notou diferença. “Fui internado para fazer uma cirurgia de hérnia. Operei em um dia e no outro já recebi alta. O procedimento foi muito rápido e eficaz. Sai do hospital sem dor e com o problema, resolvido. Estava aguardando essa cirurgia há 2 anos”, apontou o aposentado.

Já a aposentada Francisca Pereira de Queiroz, de 63 anos, fez questão de agradecer ao prefeito pelo carinho e cuidado que recebeu no hospital. “Estou maravilhada com toda a estrutura que foi me oferecida. Fui muito bem atendida por todos e hoje estou 100% recuperada da minha cirurgia de hérnia. Posso afirmar que a saúde pública está melhorando, eu mesma constatei isso” salientou a dona Francisca.

A coordenadora do programa, Dra. Amanda Tavares, também aproveitou para esclarecer que as cirurgias que foram realizadas são baseadas nos procedimentos que cabem ao município. “Trabalhamos muito e zeramos a fila de espera dos nossos pacientes. Realizamos todas as cirurgias que competiam a São Bernardo realizar. Hoje, os pacientes que aguardam por cirurgia, são procedimentos que cabem ao Estado realizar, como por exemplo: cirurgias de coluna, próteses de quadril, entre outros”, esclareceu Amanda.

Apoio – O chefe do Executivo também aproveitou para agradecer a todos os profissionais da secretaria de Saúde que se envolveram no projeto. Morando também pediu apoio aos funcionários para que o atendimentos continuem sendo humanizados, com respeito e eficiência.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo zera fila de espera por cirurgias eletivas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *