Da Redação – São Caetano do Sul realizou no último sábado (17/03) sua Conferência Municipal de Cultura, durante todo o dia, no Teatro Santos Dumont, pela Secretaria de Cultura (Secult). Um dos principais resultados foi a aprovação da atualização do Plano Municipal de Cultura, que nos últimos meses passou por análise do Concult (Conselho Municipal de Políticas Culturais).
O Plano teve alterações pontuais, de aspectos que envolvem atualização e adequação do texto à realidade atual. As propostas serão avalizadas e formalizadas pelo Concult, que as remeterá ao prefeito José Auricchio Júnior. O documento será então enviado à Câmara Municipal para ser apreciado e referendado na forma de Lei.
Segundo Erike Busoni, assessor de Cultura da Secult e moderador dos debates, afirma que a maioria das alterações foi de prazo. “Alguns já tinham sido cumpridos e vamos manter. Para outras ações, o prazo se estendeu um pouco”, resume Busoni. “O Plano, em si, não teve grandes alterações. Em 2018, já na metade de sua vigência, que vai de 2013 a 2022, o que existe é uma necessidade de adequação das metas”, diz Thiago Rosa, presidente do Concult.
Outra decisão na Conferência foi a fixação da dotação orçamentária da Secult para o Fundo Municipal de Cultura. Com 95% dos votos, o público presente optou pelo percentual de 2% destinados ao fomento cultural no município.
PAINÉIS – No decorrer da Conferência, que somou público de cerca de 80 pessoas, houve também a apresentação dos painéis temáticos: “Papel do Terceiro Setor no desenvolvimento das ações Culturais”, com Luís Sobral e Maria Lúcia Saloti, “Leis de Incentivo à Cultura – Contrastes entre o ProAC (Lei de Incentivo à Cultura do Estado) e Lei de Incentivo Municipal”, com Mateus Sartori e Aldo Valentim, e “Contabilidade nos Projetos Culturais”, com Marcelo Hernando Antuni e Valdirene Maria Fatoreto.
Nenhum comentário on "Conferência aprova atualizações no Plano de Cultura de São Caetano"