São Bernardo intensifica vacinação em crianças e adolescentes

427 0

Texto: Gabriela Maria – Foto: Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo vai intensificar a vacinação para Meningo C e HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14, a partir da próxima segunda-feira (19/03). O município adotou a recomendação da Secretaria de Saúde do Estado e irá disponibilizar as doses em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em São Bernardo a vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) é oferecida desde 2014 para as meninas de 9 a 14 anos. Porém, desde o ano passado, as doses foram ampliadas também para os meninos de 11 a 14 anos. E o objetivo desta ação é elevar os índices e imunizações e proteger o público infanto-juvenil.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, salientou que a adesão à campanha é uma forma de conscientizar à população. “A melhor forma de cuidar da saúde é prevenir as doenças se aproximem. A imunização também pode ser considerada um ato de amor. Por isso, precisamos que todos os pais levem seus filhos até as UBS e vacinem essas crianças. Uma simples dose, pode evitar graves doenças no futuro”, disse o prefeito.

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a medida incorporada pela Prefeitura é essencial para evitar ainda mais a proliferação de doenças. “São Bernardo realiza em média, 45 mil coletas de Papanicolau por ano. Cerca 3% desses resultados dão positivos para o HPV. Ou seja, as pessoas estão deixando de usar a camisinha e elevando os índices de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O HPV pode ocasionar câncer de colo de útero, pênis, vagina e orofaringe, por isso, precisamos proteger os nossos filhos”, explicou Reple.

Já a dose contra Meningo C também será oferecida para meninos e meninas de 11 a 14 anos. Essa vacina protege as crianças contra a meningite.

Para se vacinar, basta ir até uma UBS, portando um documento com foto e a carteirinha de vacinação. Se for menor de idade, deve estar acompanhado dos pais ou de um responsável. O horário de funcionamento será das 7h às 17h, na sala de vacina das unidades.

Esforço Concentrado – Além da campanha vacinal, a prefeitura realiza um trabalho constante com os Agentes Comunitários de Saúde. Os profissionais realizam busca ativa nos bairros e checam as cadernetas de vacinação. Se for constatada alguma falha, os profissionais encaminham os pacientes até as unidades de saúde.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo intensifica vacinação em crianças e adolescentes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *