Da Redação – Comitiva da cidade italiana de Turim vai se encontrar com representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a partir desta segunda-feira (26 de fevereiro) até a próxima quinta-feira (1º de março), para iniciar o projeto Cidades Compartilhando Inovações em Mobilidade.
Trata-se da primeira missão do acordo de cooperação firmado no final de 2017, no contexto do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC-LAC) da União Europeia – plataforma interdisciplinar entre os blocos América Latina/Caribe e a Europa em Planejamento Urbano Sustentável – para enfrentar conjuntamente os desafios atuais e futuros.
O encontro será aberto oficialmente na próxima segunda-feira, dia 26, às 9h, na sede do Consórcio Intermunicipal, à Avenida Ramiro Colleoni, 5, em Santo André.
Outras cidades – No Brasil, além do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, também aderiram ao Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) as cidades de Araripina (PE), Belo Horizonte (MG), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS) e Vitória (ES). Da América Latina participam, ainda, as regiões de Bogotá-Cundinamarca (Colômbia) e Chihuahua (México), e as cidades argentinas de Rosário e Rio Grande.
Sobre IUC – O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo apoiar cidades em diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e da luta contra as Mudanças Climáticas. A iniciativa comunitária está baseada em três áreas principais: a cooperação entre cidades que proporcionará uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas em desenvolvimento urbano; o estabelecimento de uma aliança global de prefeitos para o Clima e a Energia; e, para a América Latina, um programa de intercâmbio entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico por meio inovação, competitividade e especialização inteligente.
Para a região da América Latina e Caribe, o IUC-LAC, o programa, com três anos de duração, tem previsto um orçamento de aproximadamente 5 milhões de euros e prevê a participação de 20 cidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru, para colaborações com seus homólogos europeus. O Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia será estabelecido em 20 países da região.
Nenhum comentário on "ABC e Turim iniciam intercâmbio para desenvolvimento urbano sustentável"