Da Redação – A Prefeitura de Santo André iniciou nesta segunda-feira a Operação Volta às Aulas, que vai monitorar e orientar motoristas de carros particulares, condutores de vans escolares e pedestres quanto à segurança no trânsito. A ação será intensificada por um período de 15 dias, se estendendo regularmente ao longo do ano letivo.
Serão feitas abordagens para distribuição de material educativo, instalação de faixas informativas e orientação às equipes gestoras das instituições de ensino. As aulas na rede municipal de ensino terão início no dia 7 de fevereiro, mas há escolas particulares que retomarão as atividades já na semana que vem.
Os agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) registram como a principal ocorrência cometida pelos motoristas a parada em fila dupla. Além desta infração, registra-se o estacionamento em local proibido e ao lado de veículo que já estava em fila dupla, em cruzamento de vias sobre a faixa destinada a pedestres e na mudança de semáforo, além de realizar retorno em local proibido e o estacionamento em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito.
O DET recomenda que os motoristas não parem ou estacionem em fila dupla e sobre a faixa de pedestres, respeitem as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência e também as destinadas aos transportadores de escolares, fiquem atentos às placas de sinalização e respeitem os limites de velocidade. Vale reforçar ainda que crianças menores de 10 anos deverão permanecer sempre no banco de trás e menores de sete anos devem ser transportadas em cadeirinhas ou assento de elevação conforme legislação vigente. O DET também recomenda sempre embarcar ou desembarcar pelo lado da calçada e atravessar na faixa de pedestres.
Texto: Daniel Betega – Fotos: Júlio Bastos (PSA)
Nenhum comentário on "Santo André inicia a Operação Volta às Aulas e orienta motoristas"