Bruno Coelho – Alvos de uma crescente pressão popular sobre o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Santo André, os vereadores da base aliada do prefeito Paulo Serra (PSDB) decidiram protocolar um requerimento para a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Até esta quinta-feira (25), 13 parlamentares assinaram o documento, sendo que o mínimo regimental para que o pedido fosse protocolado seria de sete rubricas.
O requerimento foi inicialmente apresentado pelo vereador e vice-líder de governo Fabio Lopes (PPS) e se justifica pelos lançamentos dos carnês com valores venais de imóveis superiores às tabelas cobradas pelo mercado. Outro ponto observado pelo parlamentar é o caso de cobranças do imposto acima do limitador de aumento aprovado pelo Legislativo e sancionado por Serra em dezembro.
Hoje, a legislação prevê tetos para reajuste dos carnês em casas (50%), apartamentos (60%), comércios (60%), garagens (60%), indústrias (70%) e terrenos vagos (80%). Entretanto, muitos proprietários de imóveis reclamam de majorações acima de desses limitadores. Em coletiva na terça-feira (23), Serra admitiu a possibilidade de haver casos de distorções nos valores dos carnês de IPTU.
Ao mesmo tempo em que o Parlamento mira a abertura de uma CPI a partir de fevereiro, o governo já anunciou uma comissão para apurar distorções nos carnês e os pedidos de revisão. O grupo será formado por Lopes e o vereador André Scarpino (PSDB), além dos secretários municipais José Carlos Grecco (Gestão Financeira), Fernando Gomes (Inovação e Administração) e Evandro Banzato (adjunto de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego).
Também integraram a comissão os representantes da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santo André e da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). Até terça-feira, o governo recebeu 753 solicitações de análise dos valores cobrados no IPTU, em um total de 222.677 carnês distribuídos pela cidade. (Site Repórter Diário)
Nenhum comentário on "Vereadores de Santo André protocolam CPI do IPTU"