Da Redação – A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que cria um plano de emergência para evitar mortes e danos materiais nos períodos de maré alta nas cidades litorâneas do Estado. Segundo a proposta, será realizado um cadastro eletrônico dos moradores para que eles recebam alertas pelo celular sobre os riscos de ressaca e sejam informados das condições do mar.
De acordo com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, no último século, o nível do mar do litoral paulistano aumentou em 30 centímetros. Sem as medidas preventivas, os danos no futuro podem custar R$ 500 milhões. O Projeto de Lei 211/2017 que cria o Plano de Ação de Emergências contra os efeitos da ressaca no litoral do Estado aguarda sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O autor da iniciativa, deputado Cássio Navarro (PMDB), explica as ações previstas e a criação de um sistema de alerta. “Considero a medida importante para a prevenção e alerta à população. Nos Estados Unidos as pessoas são avisadas
sobre os furacões e podem tomar as precauções necessárias”, disse. Caso se torne lei, a iniciativa contará com a instalação de sirenes de alerta e a realização periódica de exercícios de simulação em comunidades de maior risco em situações de ressaca. O projeto também sugere que sejam firmadas parcerias com as instituições que estudam as condições do mar no litoral do Estado.
Nenhum comentário on "Proposta quer reduzir os prejuízos nas áreas de ressaca no litoral"