Da Redação – No mês em que a atenção é voltada para o combate e a luta contra a aids, o Centro de Referência (CR) em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais de Diadema realizou atividade de orientação e distribuição de 10.435 preservativos masculinos e 567 femininos, no dia 1º de dezembro, ressaltando que esta é a principal e mais eficaz forma de evitar a doença. A atividade foi realizada na região central e para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Em 2016, foram detectados 61 novos casos de HIV na cidade. Atualmente, 1.480 pessoas estão em acompanhamento no município. Dessas, 1.106 estão em terapia antirretroviral. De acordo com o coordenador do CR IST, HIV/Aids e Hepatites Virais de Diadema, Alexandre Yamaçake, o lado positivo deste cenário é que aproximadamente 75% delas estão com carga viral indetectável. “Isso significa uma boa adesão e uma excelente resposta ao tratamento”. Quando a carga viral é considerada indetectável, é possível diminuir radicalmente a chance de transmitir a doença.
Para ele, ao longo dos últimos anos, houve uma grande mudança no perfil de pessoas que convivem com HIV. “Hoje, existe um recrudescimento da epidemia, principalmente entre o público jovem de 14 a 25 anos, em sua maioria gays. Além disso, com o advento das novas medicações, mesmo não sendo regra, alguns relaxam no uso do preservativo”, explica. A vulnerabilidade é mais presente nas populações de baixa renda, jovens adolescentes, mulheres e homens que fazem sexo com homens.
Embora haja aumento no número de pessoas convivendo com HIV e aids, o cenário precisa ser contextualizado. “Não encaramos como um simples aumento, mas as pessoas estão se testando mais, por isso temos um diagnóstico precoce da presença do vírus”, afirma Alexandre.
Atendimento – Para atendimento, a rede municipal conta com testes e tratamento gratuitos tanto no CR como nas 20 Unidades Básicas de Saúde, que possuem profissionais capacitados para atender a demanda e realizar os encaminhamentos, caso sejam necessários.
O CR foi criado em 1.999 e lá concentram o Centro de Testagem Anônima para realização de testes de HIV, sífilis e hepatites tipo B e C, o Serviço Ambulatorial para atendimento a pacientes HIV positivo e com hepatites tipo B e C, e atendimento a casos mais complexos de pessoas com ISTs.
Serviço – Centro de Referência em DST/Aids e Hepatites Virais (CR DST/Aids e Hepatites Virais), à Rua Oriente Monti, 28 – Centro. Tel.: 4053 5302 e 4053 5300. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Nenhum comentário on "Dezembro vermelho chama a atenção para a prevenção ao HIV"