Da Redação – As crianças do Parque Los Angeles estão conectadas com o mundo e não escondem o entusiasmo em usar o laboratório de informática e os netbooks, que a rede municipal tem desde 2011, quando 15 mil equipamentos foram distribuídos e são instrumentos de aprendizado do Ensino Infantil à EJA (Educação de Jovens e Adultos). Por isso mesmo, a vida tecnológica das crianças da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Octavio Edgard de Oliveira é bem movimentada.
Os programas são disponibilizados de acordo com o ciclo do aluno. Através de internet banda larga, as crianças podem fazer pesquisas e também trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Além do acesso ao mundo virtual, os equipamentos trazem banco de dados com aplicativos educacionais e diversas ferramentas multimídia. A tecnologia ajuda na alfabetização, nas pesquisas sobre os temas estudados, na interpretação de texto, em leituras e em vários outros momentos da vida escolar.
De acordo com a diretora da escola, que tem 550 alunos, Cristiane Araújo Santos, depois da implantação desta ferramenta, as crianças ficaram mais estimuladas a aprender. “Nesta região elas não dispõem desta tecnologia em casa, e assim proporcionamos a inclusão digital.”
Com essa proposta, os alunos se sentem mais interessados em aprender a utilizar o computador e ampliar seus conhecimentos. Para a aluna do 5º ano do Fundamental Gleiciely Maria da Silva, que é uma das monitoras da escola, a participação no projeto despertou os sonhos de uma carreira na área de tecnologia: “Penso em fazer uma Faculdade de Tecnologia e me tornar uma profissional”, disse. Estudante do mesmo ano, Arthur Euzébio tem sonho ainda maior do que sua colega de escola: “Quero ser um empresário da tecnologia. As aulas me despertaram essa vontade”, afirma.
Nenhum comentário on "São Bernardo tem tecnologia e conectividade a serviço da Educação"