SCS faz caminhada para conscientizar sobre câncer infantojuvenil

884 0

Da Redação – A caminhada “Passos que Salvam”, que visa a conscientizar a população acerca dos sinais do câncer infantojuvenil, teve passos de zumba na cidade de São Caetano do Sul. Foi realizada na manhã deste domingo (26/11) e percorreu, com muita disposição, quatro quilômetros da Avenida Kennedy, a partir do Parque Cidade das Crianças.

São Caetano é a primeira cidade do ABC a participar dessa caminhada que já mobiliza cerca de 500 municípios em todo o país, todos no mesmo dia e horário. Promovida pelo Hospital do Câncer de Barretos, o projeto tem como objetivo estimular a detecção precoce do câncer em crianças e adolescentes, aumentando, assim, as chances de cura. E o valor arrecadado com os kits de camiseta e boné usados pelos participantes é revertido integralmente ao Hospital, que atende gratuitamente pacientes de todo o país.

Na abertura do evento, às 9h, a primeira-dama Denise Auricchio, madrinha da caminhada, externou o desejo de que, no próximo ano, mais cidades do ABC sigam o exemplo de São Caetano. “Temos que disseminar o conhecimento para que as chances de cura sejam maiores”. Ela lembrou que as chances de cura do câncer infantojuvenil estão em torno dos 60% no Brasil, enquanto nos Estados Unidos já chegam a 90%.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, destacou que a detecção precoce é fundamental para a cura da doença. Por isso, além da caminhada, profissionais de Saúde e de Educação da cidade também participaram de capacitações ministradas pelo Hospital do Câncer. “Muitos sinais da doença confundem-se com outras patologias da infância e é importante que cada vez mais pessoas consigam identificar esses sintomas precocemente”, afirma.

Beto Vidoski, vice-prefeito e secretário de Esporte, deu apoio ao evento, associando-o à caminhada que a Secretaria realiza mensalmente. E Henrique Morais Prata, diretor de Responsabilidade Social do Hospital do Câncer, agradeceu à população presente em nome do Hospital, enfatizando que São Caetano certamente será uma inspiração para as cidades vizinhas adotarem o projeto nos próximos anos.

Sinais do câncer confundem-se com outras doenças da infância

Uma febre que não passa ou uma mancha roxa que aparece na pele da criança sem que ela tenha sofrido queda pode ser sinal de leucemia, o câncer mais comum na infância. Tumores de abdômen costumam ser confundidos com verminose. E crianças com osteossarcoma, um tipo de tumor ósseo, podem ser tratadas de “dor de crescimento”, informa Naima Kathib, do Hospital do Câncer de Barretos. Conheça os principais sinais de alguns dos tipos de câncer mais comuns na infância e adolescência:

LEUCEMIAS: é o câncer mais comum na infância, variando de 25 a 35% dos casos. Pode causar palidez, sangramentos, fraqueza, febre, perda de peso, dor nas articulações e infecções.

TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: podem causar dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão turva ou dupla, tontura e dificuldade para caminhar ou manipular objetos.

LINFOMA NÃO HODKIN: pode estar presente em qualquer parte do corpo, principalmente tórax e abdômen. Quando surge na barriga, pode interromper evacuações e causar dor na região. No tórax, pode causar tosse ou falta de ar.

NEUROBLASTOMA: geralmente ocorre na barriga (podendo ser confundido com verminose), mas também pode aparecer no tórax, pescoço ou perto da coluna vertebral. É percebido como inchaço, podendo causar também dor óssea e febre.

TUMOR DE WILMS: atinge um ou, mais raramente, ambos os rins, manifestando-se como um inchaço ou caroço no abdômen. A criança também pode apresentar sangue na urina, dores abdominais e pressão alta.

SARCOMAS DE PARTES MOLES: podem ocorrer em músculos, gordura e articulações. Ocorre inchaço no local e, em geral, há dor e a pele pode ficar vermelha. Em adolescentes pode localizar-se na região dos testículos, provocando aumento da região escrotal e podendo ser confundido com hérnia.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SCS faz caminhada para conscientizar sobre câncer infantojuvenil"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *