Da Redação – Iniciado em fevereiro desde ano, o Projeto Vida Saudável tem como objetivo principal garantir mais saúde e qualidade de vida a população de Rio Grande da Serra. Direcionado, especialmente, aos hipertensos e aos diabéticos, o projeto conta com caminhadas e exercícios físicos orientados por professores de Educação Física, que são acompanhadas, antes e após as atividades, por profissionais da Saúde, que fazem o teste de glicemia e medição da pressão arterial.
Atualmente, 50 pessoas participam, semanalmente, do Projeto Vida Saudável em duas unidades da rede pública. Na UBS Santa Tereza são 40 inscritos e as caminhadas são realizadas três vezes por semana; já na UBS do Parque América, as caminhadas acontecem as terças e quintas e contam com dez participantes.
O morador do bairro Santa Efigênia, José Sebastião de Campos, participa do Projeto Vida Saudável desde início e conta sua experiência. “Eu sempre fiz exercício, mas sentia falta deste tipo de atividade aqui no município. Em grupo é mais fácil e mais animado. Considero este projeto excelente”, afirmou José. O morador participa das caminhadas acompanhado por sua esposa, Maria das Graças, com quem há 43 anos, divide não só as alegrias, como também, o condicionamento físico.
O percurso das caminhadas do Projeto Vida Saudável, assim como os exercícios de alongamento realizados no aquecimento e, no pós-atividade, são orientados pelo professor Gilson Santos, formado em Educação Física. De acordo com o profissional, o Projeto Vida Saudável começou com apenas uma turma, que caminhada uma vez por semana. “Os alunos pediram para aumentar para três vezes na semana e a turma foi crescendo, e hoje, nosso grupo é bem grande”, explicou o professor.
Além da questão do aumento crescente da demanda, Gilson, que é um dos idealizadores do Projeto, juntamente com os profissionais da área da Saúde, que fazem o acompanhamento médico dos participantes, acredita que a o Vida Saudável, nestes nove meses, apresentou resultados positivos e atingiu seu principal objetivo. “Queremos garantir mais qualidade de vida à população e mais saúde e, com certeza, a atividade física, juntamente, com o controle do diabetes e da hipertensão garantem isso”, completou.
Para a moradora do Jardim Santa Tereza, Maria Ribeiro Caetano, que participa das caminhadas todas às segundas, quartas e sextas, a iniciativa a ajudou. “Desde que comecei a caminhar, minha saúde melhorou em todos os sentidos e minha disposição também”, comentou feliz.
Após a aferição da taxa de glicemia, os participantes acompanhados por dois profissionais, uma da área da Educação Física e outro da Saúde, fazem um percurso de uma hora pelas ruas da cidade. “O trajeto é variado e depende de inúmeros fatores, como clima, número de participantes, condições dos alunos, entre outros”, explica Gilson.
Os interessados em participar do ‘Projeto Vida Saudável’ devem entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa e fazer a inscrição.
Nenhum comentário on "Programa Vida Saudável atende diabéticos e hipertensos em Rio Grande da Serra"