Ribeirão Pires intensifica prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis

584 0

Da Redação – A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires segue promovendo ações de conscientização e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids na cidade. Neste mês, profissionais do Programa IST/Aids/Hepatites Virais irão treinar professores das escolas municipais Carlos Rohm e Sebastião Vayego sobre o assunto, além de prepará-los para abordar questões relacionadas ao uso e abuso de drogas com estudantes da rede municipal. A atividade integra o calendário do Programa Saúde na Escola, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia.

Profissionais do Serviço de Atenção Especializada/Ambulatório de Infectologia da Prefeitura realizarão orientações e irão esclarecer dúvidas de moradores durante o Saúde em Dia deste mês, programado para o dia 17, no bairro Santa Luzia, e durante ação do Novembro Azul no dia 21, no Terminal Rodoviário.

As orientações à população também serão reforçadas entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro, na Campanha Fique Sabendo. No dia 28, equipe do Programa IST/Aids/Hepatites Virais irão ministrar palestra para funcionários e parlamentares da Câmara Municipal da cidade. Funcionários de empresa situada em Ouro Fino Paulista também participarão de palestras sobre prevenção e cuidados com a saúde.

“A orientação e a prevenção são sempre o melhor remédio para qualquer problema de saúde. Nossas equipes estão empenhadas nas atividades que disseminam informações sobre doenças e também sobre os serviços de diagnóstico e tratamento disponíveis na rede municipal. Levar o conhecimento aos moradores contribui para garantir mais saúde a todos”, avaliou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Em outubro, Ribeirão Pires participou do “Seminário Nacional de Articulação em Saúde e Direitos Humanos: Garantir, manter, ampliar”, realizado entre os dias 18 e 22, em Atibaia. Nanci Garrido Butin, que coordena o Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais participou do evento em mesa sobre “Direito à Saúde: Intersetorialidade e Inclusão”. À ocasião, a técnica explanou sobre a importância da integração de setores no trabalho da saúde, buscando a construção de “política de inclusão com parcerias entre os setores Governamentais e não Governamentais”.

Sobre o Programa IST/Aids/Hepatites Virais – O Programa IST/Aids/Hepatites Virais funciona no SAE – Serviço de Atenção Especializada/Ambulatório de Infectologia, das 7h às 17h. O CTA – Centro de Testagem e Acolhimento, que funciona no SAE, atende a demanda espontânea para realização dos testes de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Para a realização dos exames, o usuário passa por uma entrevista com orientação das patologias e distribuição de preservativos, gel e folhetos.

O Ambulatório/SAE realiza assistência a todos os casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. No local, portadores das doenças contam com atendimento de equipe multidisciplinar: médico infectologista, ginecologista, pediatra, dentista, psicóloga, enfermagem e assistente social.

Nos atendimentos estão inclusos realização de exames de rotina e especiais, orientações individuais e grupais, tanto para o paciente, para parceiro/parceira e para o familiar, distribuição de insumos (medicações, preservativos masculino e feminino, gel lubrificante, entre outros).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão Pires intensifica prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *