Da Redação – Nos últimos anos, vimos crescer, não só no Brasil, a polarização e a intolerância política que vão da esquerda à direita, enquanto o debate e a livre discussão de ideias ficam cada vez mais restritos a poucos espaços específicos.
É nesse contexto que surge a Virada Política: um evento anual gratuito de inovação política que reúne artistas, pensadores, empreendedores e ativistas e pretende agir como uma arena de discussão política. Iniciado em 2014, a Virada estava restrita à cidade de São Paulo, mas em 2017, a mostra será sediada em diversas cidades brasileiras – Baixada Santista, Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Recife e Rio de Janeiro –, nos dias 11 e 12 de novembro (Brasília e Salvador recebem o evento em dezembro).
A capital paulista receberá mais de 170 iniciativas e estão confirmadas 78 atividades. Seguem abaixo alguns destaques da programação:
Inovação política dentro e fora da gestão (com Update Politics)
Quem são e o que querem os novos movimentos eleitorais? (com movimentos Agora!, Acredito, Bancada Ativista, Brasil 21, Renova Brasil/Fundo Cívico, e Vem pra Rua)
O que é preciso mudar no atual sistema político? (com Quero Prévias, Nova Democracia, Transparência Partidária e Konsento)
Ensinando A Desenhar Projetos De Lei De Iniciativa Popular (com ITS-RJ – app Mudamos)
Aulão com #MeExplica
Democratizando os mandatos políticos (com App Cívico e Somos 300)
Liberdade de Expressão na internet (com Blogueiras negras, Palavra aberta, ITS Rio, Rosemary Segurado – PUC/SP)
Como participar da política além do voto e dos partidos? (com Democracia Participativa, Delibera Brasil, Cidadania Ativa mecanismos de exercício e efetividade, Projeto Plenário, Beta – Nossas Cidades)
Virada Política – A Virada Política é o maior evento independente e suprapartidário de política do Brasil. Ele acontece desde 2014, promovendo uma mostra de iniciativas de incidência e inovação política, a partir da sociedade civil, dissemina oportunidades de educação política. Além disso, organiza debates que reúnem diferentes movimentos e especialistas. O evento é colaborativo e gratuito, organizado por pessoas para pessoas e custeado por financiamento coletivo. Para mais informações, acesse: www.viradapolitica.com.br
Nenhum comentário on "Destaques da Virada Política paulistana incluem painéis sobre renovação política e diversidade de gênero"