Da Redação – Criada em 2009, a Entoada Nordestina firma-se no calendário de festas populares em São Caetano do Sul. Na manhã desta segunda-feira (06/11), foi empossada pela Prefeitura a Comissão que cuidará da edição deste ano, a ser realizada nos dias 25 e 26 de novembro. Uma novidade é que toda a arrecadação no evento será destinada, pela primeira vez, ao Fundo Municipal de Cultura.
A comissão conta com representantes do poder público e da sociedade civil, incumbidos de traçar a programação artística e gastronômica do evento. “Toda festa popular passa por percalços. E a Entoada Nordestina já é do povo, é da cidade. Ela pode se adaptar, mas vai acontecer”, garante o prefeito José Auricchio Júnior.
Neste ano, a festa será realizada no Parque José Agostinho Leal, no Bairro Nova Gerty, em frente à EMEF Leandro Klein. É neste espaço em que se encontra a estátua de Padre Cícero, ícone da tradição e cultura nordestinas. Segundo estimativas, São Caetano do Sul conta com cerca de 40% de sua população formada por nordestinos e descendentes.
A presidência da Comissão está a cargo do subsecretário de Comunicação da Prefeitura, o paraibano Wilmar Soares. “Estamos preparando um modelo que resgate as origens da festa. Sou um entusiasta da cultura nordestina e conto com essa equipe qualificada para fazermos a melhor festa do ABC”, afirma.
O secretário de Cultura, João Manoel da Costa Neto, falou da importância de se retomar a tradição da festa e da cultura de raiz nordestina e explicou como a Entoada será distribuída. “Dentro do parque ficará toda a parte gastronômica do evento. Já o palco, com todas as atrações artísticas, será instalado na rua em frente, que será fechada para a festa”, explica o secretário.
Nenhum comentário on "Entoada Nordestina se firma como festa do povo em São Caetano"