Da Redação – Nesta terça-feira, dia 31, a experiência da Estância Turística de Ribeirão Pires no desenvolvimento da educação por meio do esporte foi apresentada pelo prefeito da cidade, Adler Teixeira – Kiko, em painel de debates do Seminário de Responsabilidade Social, Prevenção ao Crime e Proteção de Jovens no Contexto do Esporte. Realizado pelo CBF Social e pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o evento promoveu discussão sobre o futebol como ferramenta para a construção da paz.
“Este foi um momento muito especial em que nossa cidade teve a oportunidade de mostrar projeto realizado de forma pioneira em todo o país, por meio de parceria com a CBF e o WTC, que é o Gol do Brasil. Utilizando metodologia desenvolvida pelo CBF Social, que alia as habilidades da vida e as técnicas de futebol, 200 alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires são estimulados a melhorarem o desempenho escolar, terem mais disciplina e se tornarem melhores cidadãos para a construção de um futuro mais próspero”, avaliou o chefe do Executivo ribeirãopirense.
Lançado no início de outubro deste ano pela Prefeitura, CBF e WTC, o projeto Gol do Brasil tem por objetivo incentivar e democratizar o acesso à formação esportiva na modalidade futebol para os estudantes.
O curso é ministrado por profissionais qualificados pela CBF, utilizando metodologia criada especialmente para o projeto. As habilidades da vida utilizadas nesta metodologia são: autoconhecimento; relacionamento interpessoal; empatia; lidar com sentimentos; lidar com estresse; comunicação eficaz; pensamento crítico; pensamento criativo; tomada de decisão e resolução de problemas.
O projeto CBF Social prevê a implementação de sistema que permite aos profissionais envolvidos acompanharem o desempenho dos alunos do Gol do Brasil. Por meio de plataforma digital preparada pela Confederação, serão cadastrados alunos e professores para o monitoramento dos indicadores escolares das crianças, bem como de suas vidas em comunidade e família. A CBF disponibilizará, ainda, cursos de aperfeiçoamento aos professores e acompanhamento das aulas, quer seja presencialmente ou por meio de câmeras instaladas no campo.
As crianças atendidas, com idade entre 6 e 13 anos, são estudantes das escolas Comendador Abdalla Chiedde, Professor Antonio Lacerda Bacellar e Manoel Baptista da Silva, localizadas próximas ao Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, Vila Gomes, local que sediará as aulas.
Nenhum comentário on "Ribeirão Pires apresenta experiência de formação social pelo esporte em seminário da ONU e da CBF"