Moradores de Diadema concluem curso de marcenaria e ampliam oportunidades de trabalho

533 0

Da Redação – A marcenaria tornou-se uma nova profissão para 26 moradores de Diadema que concluíram o Módulo III da Escola Social, Escola de Pais: Marcenaria e Espaços Escolares, promovido pela Prefeitura de Diadema. A cerimônia de entrega dos certificados foi na sexta-feira, 27/10, na Sociedade Batista de Beneficência (TABEA), onde foram ministradas as aulas.

A formanda Elaine Ferreira não tinha conhecimento da área antes de no curso, mas já garante uma nova renda com a venda de seus trabalhos. “Antes eu não sabia cravar um prego e, hoje, faço vários objetos para vender como nichos, bancos e cofrinhos. Isso ajudou muito na renda em casa. Agora, eu pretendo trabalhar na área”, declara.

O curso teve início em 31 de julho e a capacitação de 220 horas reuniu conteúdos teóricos e práticos como projeto, plano de corte e técnicas de marcenaria. Após a conclusão do curso, o aluno poderá atuar no setor moveleiro como auxiliar de marcenaria.

Há a indicação de alunos para marcenarias da cidade, mas outros acabam criando o próprio negócio. “Indicamos alguns alunos para marcenarias da cidade, mas muitos também montam sua própria empresa. Conheço mais de 10 participantes que já vivem da marcenaria”, explicou o professor Gilberto de Almeida.

Para os alunos, o curso é a oportunidade de um novo futuro. “Quero muito entrar no mercado de trabalho como marceneiro. Sei que tenho jeito com isso e até meus colegas dizem que eu tenho potencial. Ainda quero ter meu próprio negócio”, conta o formando Anoar Ferreira.

A profissionalização gratuita é uma iniciativa do Programa Escola Social, Escola de Pais, da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Leo Madeiras e a Sociedade Batista de Beneficência (TABEA). “O objetivo do programa é envolver a comunidade em uma ação que gere informação e, se possível, emprego e renda, transformando isso em um benefício para a própria escola”, afirmou a secretária municipal de Educação, Tatiane Ramos.

Próxima turma – A segunda turma terá início em 13 de novembro. Interessados têm até o dia 5 para enviar nome completo, escola, função, telefone de contato, endereço e email para escolasocial@diadema.sp.gov.br. O processo seletivo será em 6 de novembro. Mais informações pelo telefone 4072 7008.

O curso é voltado para moradores com mais de 18 anos de idade. O estágio é realizado em escolas municipais. Durante as aulas, os participantes terão como experiência prática a revitalização de parques, de escolas municipais como Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), Eremita Gonçalves da Costa e Profa. Fabíola Lima Goyano.

Desde o início do Programa Escola Social, Escola de Pais, mais de 120 alunos se formaram em cursos como Corte e Costura, Pintura Predial – em parceria com o Via Rápida, Novo Layout de Sinalização das Fachadas Escolares (Totem) e Marcenaria. Além dessas capacitações, o programa realiza aulas para a comunidade, aos sábados, como artes marciais, ballet, boxe, cursinho pré- vestibular, futsal, inglês, manicure, recreação, reforço escolar, teatro e zumba.

Serviço – Inscrições para módulo II do Curso de Marcenaria/Oficina Escola – Escola Social, Escola de Pais, até 5 de novembro pelo email escolasocial@diadema.sp.gov.br Mais informações pelo telefone 4072 7008

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Moradores de Diadema concluem curso de marcenaria e ampliam oportunidades de trabalho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *