Prefeito Orlando Morando pede consciência e o fim do desperdício de alimentos

446 0

Da Redação – Em mais uma ação de promoção social, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esteve em agenda nesta quinta-feira (26/10), ao lado do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Carlos Romero, e da presidente do Conselho Municipal De Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Ana Maria Luiz Tomazoni, além de toda equipe do Banco de Alimentos, na biblioteca Machado de Assis, no bairro Riacho Grande.

A ação foi concentrada pelo dia 16 de Outubro, que destaca a importância de uma boa alimentação e alertando sobre o desperdício em todo o mundo. A comemoração foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o intuito de se promover reuniões e palestras em prol da melhora na alimentação dos mais necessitados por mais de 150 países durante todo o mês de outubro.

Em São Bernardo, a ação neste sentido tem ocorrido por meio do Banco de Alimentos, que arrecadou mais de 93.700 toneladas de alimentos variados, onde mais de 90% pôde ser reaproveitados e doados para mais 2.100 famílias em situação de risco social, além de abrigos de idosos e crianças assistidas por entidades do município.

O prefeito fez questão de enfatizar a importância em se criar projetos e programas para combater o desperdício. “Este é um tema muito triste, ainda é assustador como, os supermercados e feira livres, por exemplo, que ainda perdem tantos alimentos que poderiam ser reutilizados e doados para quem realmente precisa. Precisamos trabalhar mais esta questão”, afirmou Morando.

Ao longo deste ano, a Prefeitura vem buscando parcerias e convênios com cooperativas que possam trabalhar de forma voluntária para o banco de alimentos, nos momentos de separação e doação de produtos. Para a Ana Maria Tomazoni, a parceria entre a Prefeitura, CONSEA e Banco de Alimentos é muito importante e vale investimentos. “Esta articulação e acompanhamento de perto do CONSEA junto ao banco de alimentos nos possibilita equipar o espaço para ações de orientações com aulas para minimizar estes desperdícios, oferecer palestras e fazer até mesmo conservas, fazendo assim aproveitamento total do produto”, comentou Ana Maria.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeito Orlando Morando pede consciência e o fim do desperdício de alimentos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *