Da Redação – Os municípios de Mairiporã e Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, receberão, a partir de agora, cerca de R$ 650 mil por ano para fomentar o turismo regional. A proposta, de autoria dos 94 deputados estaduais, foi aprovada nesta quinta-feira (26/10) e torna 31 cidades paulistas como Municípios de Interesse Turístico (MIT).
Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região. “Mairiporã está situada na Serra da Cantareira, a maior floresta urbana do mundo. Temos vários pontos turísticos, inclusive a represa Paiva Castro, onde pode ser realizado o lazer náutico. Cerca 80% da sua extensão territorial é área de preservação ambiental, e por isso não podemos instalar indústrias no município. O lado bom é que isso mantém a vocação natural turística”, afirma o deputado Celino Cardoso (PSDB).
O deputado Marcos Damásio (PR) comenta os benefícios que a decisão trará para a região: “Mogi das Cruzes tem um potencial turístico já comprovado, com parques, serras, represas. Ela será muito beneficiada com a aprovação deste projeto, no qual já estávamos trabalhando há algum tempo, é muita alegria ver a proposta aprovada”.
Além das citadas, as cidades que ganharam o título são: Altinópolis, Araras, Araraquara, Areias, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cardoso, Cruzeiro, Itapuí, Itupeva, Jaú, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Mira Estrela, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Rancharia, Registro, Riolândia, Rosana, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Expedito, São Simão, Tabatinga, Tambaú, Uchôa, Votuporanga.
Os municípios de Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubineia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Tapiraí e Tatuí já haviam recebido a classificação de interesse turístico em votação anterior no parlamento. A proposta é que além das 70 estâncias já existentes no estado, declare-se outros 140 municípios como de interesse turístico.
MITs – Para que seja considerado de Interesse Turístico, a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto. A classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de R$ 650 mil por ano. A proposta é que além das 70 estâncias já existentes no estado, declare-se outros 140 municípios como de interesse turístico. Vinte deles já haviam sido classificados no primeiro semestre: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubineia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Tapiraí e Tatuí.
Nenhum comentário on "Região Metropolitana terá dois municípios de interesse turístico"