Da Redação – Foi dada a largada no processo de escolha da #PalavraDoAno2017. As cinco finalistas serão divulgadas no dia 30 deste mês pela CAUSE, responsável por, desde o ano passado, trazer para o Brasil essa tradição já consolidada em países como Estados Unidos e Alemanha. A #PalavraDoAno2017 será revelada na primeira quinzena de novembro.
“A fragmentação e a radicalização da opinião pública são visíveis, mas ainda não está claro o que une o brasileiro – a percepção comum dos vários lados. É essa incógnita que a #PalavraDoAno ajuda a revelar”, explica o cientista político Leandro Machado, sócio da CAUSE e professor da FGV. “Ou seja, o Brasil precisa entender o Brasil e a #PalavraDoAno é mais uma ferramenta nesse processo”, completa.
Os termos que concorrerão à #PalavraDoAno devem capturar o espírito da época. O processo levará em consideração apenas palavras em português. Não é necessário ser uma palavra nova. É possível que a palavra seja composta, desde que forme uma unidade semântica.
O processo de escolha se dá em três fases: escolha do grupo de palavras elegíveis, seleção de uma lista de finalistas e escolha da vencedora. Ao contrário do ano passado, desta vez, tanto a primeira como a última etapas contarão com pesquisas de opinião com amostras que representam a população brasileira em sexo, idade, classe social e região do País. Serão utilizados painéis digitais PiniOn, do Idea Big Data, líder nessa metodologia no Brasil. Com tecnologia de ponta e proposta inovadora, esse formato oferece a agilidade e capilaridade necessárias para um processo que, em duas semanas, vai capturar o espírito do tempo ao apontar as principais palavras do ano.
“A #PalavraDoAno busca refletir não só o aspecto quantitativo de um determinado tema. É uma grande oportunidade de nos aprofundarmos sobre as tendências do momento.”, afirma o presidente do IDEIA Big Data, Maurício Moura.
A Palavra do Ano é uma tradição ocidental desde a década de 1970, quando a Society of German Language passou a selecionar o vocábulo que melhor resume o espírito da época. Desde então, a ideia se espalhou pelo mundo, com processos de seleção distintos entre si. No ano passado, por exemplo, palavra escolhida para representar o contexto brasileiro foi “indignação”.
O grupo de jurados inclui:
Jorge Caldeira – Doutor em ciência política e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi editor da “Ilustrada” e da “Revista da Folha”, editor de economia da revista IstoÉ e editor-executivo da revista Exame. É autor de, entre outros livros, de: Mauá: empresário do Império, O banqueiro do sertão e Júlio Mesquita e seu tempo.
Ricardo Arnt – Jornalista e escritor. Foi colunista da revista Isto É, editor da Exame, da Superinteressante, da Folha de S. Paulo, do Jornal do Brasil, do Jornal Nacional (TV Globo) e diretor da TV Bandeirantes e da Planeta. Foi Gerente de Comunicação da Presidência da Natura e fundador do Instituto Socioambiental. Recebeu um Prêmio Esso de Jornalismo, o Maria Moors Cabot Award e o Prêmio CitiBank para Jornalismo Econômico. É autor de 10 livros, entre os quais O Que os Economistas Pensam sobre Sustentabilidade (Trinta e Quatro, 2010); Jânio Quadros: O Prometeu de Vila Maria (Ediouro, 2004) e O que é Política Nuclear (Brasiliense, 1983).
Tony Marlon – Jornalista. Seu trabalho é voltado a entender como a comunicação e a educação se encontram e geram movimentos de transformação nos espaços e nas relações. Em 2013 fundou a Escola de Notícias, uma iniciativa que usa as tecnologias de informação e comunicação para gerar aprendizagem, ressignificação dos espaços públicos e produção de novas narrativas a partir das juventudes e das margens da cidade. Integra a Rede Jornalistas das Periferias, Líderes BrazilFoundation e RedBull Amaphiko de empreendedores sociais, além de ser um dos puxadores do Espaço Cultural CITA, residência artístico cultural no Campo Limpo. Em 2017, fundou o Historiorama, organização cujo propósito é garantir que todas e todos tenham o seu direito de contar o mundo restaurado.
RESUMO DAS ETAPAS
1ª Etapa: Pesquisa de opinião aberta com 5 mil respondentes
Resultado: long-list com as 15 palavras que, para as pessoas, melhores definem o ano
Data: Dia 27 de outubro
2ª Etapa: Seleção de finalistas com grupo de pensadores brasileiros — avaliação das palavras com maior aderência
Resultado: lista de finalistas (5 palavras/termos)
Data: Dia 30 de outubro
3ª Etapa: Pesquisa de opinião (fechada) para seleção da palavra do ano
Resultado: palavra do ano
Data: Dia 9 de novembro
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