Da Redação – No dia 29/10, o Sesc Ipiranga recebe em seu quintal a roda de samba da Batucada do Instituto, coletivo do Instituto Cultural de Tradição e Memória do Samba de São Mateus, e o convidado especial é o cantor e compositor Nei Lopes. O show tem entrada gratuita e traz a sonoridade do samba de terreiro e canções do homenageado da festa, como Senhora Liberdade e Gostoso Veneno.
Além da música, Nei Lopes dedica-se aos estudos e a história da cultura africana, assunto sobre o qual publica diversos livros e atua como professor. Neste encontro Nei reforça as raízes do samba e sua importância na formação da identidade brasileira.
A roda de samba é um dos elementos culturais do Instituto, esse, que tem por finalidade fomentar a cultura de matriz africana, resgatando a memória musical e histórica do samba e suas outras variações como importante instrumento ideológico e sócio cultural. Já passaram pelo Instituto renomados sambistas, como Carlão do Peruche, Dadinho, Duda Ribeiro, Graça Braga, Yara Rocha e Zé Luís do Império Serrano.
A sonoridade da Batucada tem grande influência afro-brasileira e consequentemente do samba de terreiro, passando pelo samba de roda, samba chula, cabula e partido alto. Além da religiosidade marcante em seus toques oriundos do Candomblé, ela também tem em sua natureza a missão de abrir espaços para compositores e sambistas das comunidades, apresentando-os para o público.
Instituto de Tradição e Memória do Samba de São Mateus – Idealizado por Yvison Pessoa, o Instituto foi inaugurado em 2016 a partir da necessidade de um local onde se preservasse as tradições culturais brasileiras, principalmente aquelas de origem africana. São Mateus foi o lugar escolhido por ser um reduto do samba paulistano desde a década de 70, com os famosos quintais que eram pontos de encontro para a reverenciação desse ritmo e por ser celeiro de grandes artistas.
Esses locais eram frequentados por gente como Tia Cida, Rubão, Seu Jaú e tantos outros respeitados sambistas. Foi ali que surgiram grupos que mais tarde fizeram grande sucesso – Berço do Samba e Quinteto em Branco e Preto foram os mais notórios.
Apesar de ser voltado para o samba, o Instituto também possui um trabalho social importante na comunidade ao oferecer aulas de ballet, violão, dança, assim o Instituo promove encontros de interesse geral para a comunidade, como campanhas de preservação à saúde e orientação a moradores de áreas de risco.
Serviço – Batucada do Instituto convida Nei Lopes, no domingo (29), às 16h, no Quintal do no Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822. Preço: Grátis
Nenhum comentário on "Batucada do Instituto convida Nei Lopes para show no Sesc Ipiranga"