Da Redação – A população de Mauá terá uma manhã diferente nesta sexta-feira (27/10), das 9 às 12 horas, quando conhecerá os modernos ambientes de ensino do Senai de Mauá, que ganhará um patrono e passará a se chamar Escola Senai Jairo Cândido. Participa do evento o presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf.
Haverá minicursos e palestras gratuitas sobre as opções de formação profissionalizante em todos os ambientes da escola, que foi inaugurada há quase dois anos, em dezembro de 2015. Fundada em 1974 e originalmente concebida como um pequeno Centro de Treinamento, a unidade foi totalmente demolida para abrigar, no mesmo endereço, uma grande escola projetada para atender à diversidade industrial de Mauá e seu entorno.
Sobre o patrono – Nascido em 27 de outubro de 1942, em Santo Anastácio, Jairo Cândido fez história bem longe de sua cidade natal. No auge da industrialização do ABC Paulista, que foi desenvolvida essencialmente pela contribuição do setor automobilístico, o empresário ousou ao fundar uma empresa do ramo da Defesa e Segurança. E foi em Mauá que ele fundou o Grupo InbraFiltro, em 1979. O conglomerado se tornou uma das principais no ramo de blindagens e se tornou fornecedora da Embraer e das Forças Armadas. Suas subsidiárias empregam centenas de funcionários em suas duas plantas industriais em Mauá.
Graduado em Direito na Faculdade Valeparaibana de Ensino, de São José dos Campos, e em Administração de Empresas Públicas e Privadas no Instituto Superior Senador Fláquer, de Santo André, cursou também Direito Administrativo na PUC/SP e Gerência de CPD na PUC/RJ. De 2004 até seu falecimento, foi diretor titular do Departamento da Indústria de Defesa (ComDefesa) da Fiesp, participando ativamente da reestruturação da indústria de Defesa.
Foi também vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa (ABIMDE), sócio titular da Jairo Candido e Advogados Associados, secretário de Planejamento da Prefeitura de Guarulhos, assessor do governador André Franco Montoro, secretário de Finanças da Prefeitura de Mauá e diretor do Departamento de Dados da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Jairo Cândido faleceu em São Paulo em julho, aos 75 anos, e agora passa a dar nome ao Senai de Mauá, cidade à qual serviu e onde deixou um legado de empreendedorismo.
Sobre a escola – A Escola Senai Jairo Cândido tem 12 salas de aula e oficinas de Caldeiraria, Soldagem, Instalações Elétricas e Instrumentação. Os ambientes de ensino ainda incluem Laboratórios: Informática I, II e III, Hidráulica e Pneumática, Redes e Sistemas Digitais, Instrumentação I, II e III, Química Via Úmida, Operações Unitárias, Mecânica dos Fluídos, Simulação de Processos, Microbiologia, Química Instrumental, Eletroeletrônica e CLP.
A unidade oferece formação em nível Técnico nos cursos de Química, Petroquímica, Automação Industrial e Eletroeletrônica. Na modalidade Aprendizagem Industrial há cursos de Caldeiraria, Solda, Almoxarife e Eletricista de Manutenção. Também há diversos cursos de Formação Inicial e Continuada em áreas tecnológicas tais como
A unidade também oferece assistência técnica e tecnológica para as indústrias da região por meio de consultorias e prestação de serviços em seus laboratórios. Em 2016 a escola realizou 5.608 matrículas nas modalidades de ensino oferecidas.
Serviço – Sexta no Senai de Mauá e designação de patrono, nesta sexta, 27/10/2017, das 9h às 12h, à Rua Luiz Lacava, 162 – Vila Bocaina. Mauá-SP
Nenhum comentário on "Senai de Mauá abre as portas ao público e ganha patrono nesta sexta"