Da Redação – Uma festa animada e repleta de atrações para 2 mil pessoas. Assim foi a abertura da 34ª edição dos Jogos Escolares de São Caetano do Sul, na noite desta quarta-feira (18/10), no Ginásio Milton Feijão. O evento foi prestigiado por atletas consagrados nacional e mundialmente, como o campeão olímpico de Ginástica Artística Arthur Zanetti, o campeão mundial de natação de transplantados Rodrigo Machado, e integrantes da Seleção Brasileira em vários esportes: Bruna Takahashi, Carol Kumahara e Bruna Alexandre (Tênis de Mesa), Estefani Santos (Judô), Fernanda Tomé, Lyara Medeiros, Talia Costa e Sabrina Machado (Vôlei).
Organizados pela SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) – com apoio das secretarias Secult (Cultura), por intermédio da Fundação das Artes; Seeduc (Educação); Sesurb (Serviços Urbanos) e Seseg (Segurança) – os Jogos Escolares de 2017 têm a participação de 7 mil alunos provenientes de 46 escolas, entre públicas e particulares, que disputarão 14 modalidades até o dia 10 de novembro.
A secretária de Governo, Marília Marton Correa, que representou o prefeito José Auricchio Júnior, abriu oficialmente os Jogos. “É uma satisfação muito grande estar na abertura dos Jogos Escolares, um evento que remete à união dos alunos e à integração com outras escolas”, declarou a secretária.
EMOÇÃO – Um momento emocionante da abertura dos Jogos Escolares foi o acendimento da pira olímpica. Neste ano, a pira não foi acesa por um atleta reconhecido, como ocorre tradicionalmente. A tocha foi conduzida e a pira acesa por um grupo de alunos. Participaram da cerimônia os estudantes Gabriel Cardoso Griggio (Colégio Eduardo Gomes), Laisa Lima Nascimento (EMEF Oswaldo Samuel Massei) e Eduarda Campos Aragão (Colégio Fênix). “A intenção foi valorizar os alunos que também são destaques em seus esportes”, comentou Marcos Siarvi, Coordenador de Esporte de Competição da SELJ.
NOVIDADE – A grande novidade do 34º Jogos Escolares de São Caetano do Sul é, sem dúvida, a disputa dos Jogos Eletrônicos. Participando pela primeira vez como competição, os Jogos Eletrônicos tiveram suas disputas finais marcadas estrategicamente para o mesmo dia da abertura oficial. O Ginásio Milton Feijão transformou-se num grande palco equipado com dois telões de LED, ambos com 4 metros de comprimento por 3 metros de largura, para ninguém perder nenhum lance das competições.
Participaram duas modalidades: o Just Dance, na qual os competidores têm de replicar movimentos feitos por um dançarino virtual, e o futebol PES (Pro Evolution Soccer), no qual o jogador pode montar o time e escolher o esquema tático utilizado. Em ambas as modalidades, as disputas foram nas categorias A (7 a 12 anos) e B (13 a 18).
Os campeões do Just Dance foram Gabriela Rodrigues (EMEF Bartolomeu Bueno da Silva), na categoria A, e Ryan Scherer (Colégio Castelo), na categoria B. O PES teve finais em duplas e individual, também nas categorias A e B. Em duplas, na categoria A, a EMEF 28 de Julho derrotou a EMEF Oscar Niemeyer, por 3 a 1. Já pela categoria B, a EMEF Bartolomeu Bueno da Silva venceu a EE Professor Edgar Alves da Cunha, por 3 a 0. No PES Individual, só deu a EMEF 28 de Julho, que derrotou o Colégio Objetivo, por 2 a 1, na categoria A, e goleou a EMEF Professor Olyntho Voltarelli Filho, por 5 a 2, na categoria B.
Nenhum comentário on "Abertura dos Jogos Escolares de SCS reúne 2 mil pessoas e atletas"