Da Redação – Sob a meta de qualificar os serviços públicos também ao que se refere atendimento e direitos do consumidor, bem como a fiscalização, a Prefeitura de São Bernardo alinhou junto ao Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) que vai capacitar seus agentes municipais para ações de fiscalização e orientação em torno das ações desenvolvidas pelo órgão estadual. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (19/10), durante agenda oficial do prefeito Orlando Morando junto ao posto móvel do Procon, que segue realizando atendimento aos moradores de São Bernardo, das 9h às 16h, na Praça Matriz, Centro, até amanhã. São técnicos do órgão estadual e da Prefeitura que estão à disposição da população ofertando sobre direitos de consumidor, tirando dúvidas e abordando sobre planos para deixar o endividamento.
“Esta ação de parceria entre a Prefeitura e o Procon vem sendo muito exitosa, porque os serviços e orientações prestados aqui são de muita utilidade. Muito ainda precisa ser divulgado sobre os direitos do consumidor, além de orientações precisa que auxiliam a vida de cada um”, destacou o prefeito, que teve a companhia do secretário de Assuntos Jurídicos, José Carlos Pagliuca, durante acompanhamento da ação. A partir desta a ação, a Prefeitura, que realiza os serviços de atendimento do Procon na unidade do Poupatempo – Rua Nicolau Filizola, 100, Centro – vai direcionar os agentes municipais para habilitação no atendimento de fiscalização e orientação sobre os serviços.
O posto móvel vem realizando recebendo em torno de 50 pessoas por dia, entre dúvidas e solicitações de serviços. Além disso, os fiscais realizaram fiscalizações nos estabelecimentos comerciais da Rua Marechal Deodoro, um dos principais pontos da rota do consumidor na cidade. Durante o atendimento são distribuídos cartilhas com mais informativos. “Foram confeccionadas algumas autuações e orientações, mas em geral os comerciantes estão dentro da normalidade. É importante seguir levando a informação e destacando como é o nosso trabalho. Ficamos muito satisfeitos com a ação em São Bernardo, um pedido do prefeito e estamos à disposição para reforçar nosso atendimento”, destacou o diretor Executivo do Procon, Paulo Miguel.
REPERCUSSÃO – Entre os atendidos pelo posto móvel estava o aposentado Silvio Miranda, 80 anos e morador da região central. Em dúvida de uma cobrança feita por uma empresa de telefonia, o aposentado garantiu ter recebido orientações pertinentes. “Apareceu uma taxa extra na minha fatura mensal e não tinha autorizado. Os fiscais me ensinaram o caminho e abriram o processo para verificar. Foi muito rápido e muito bom”, pontuou.
Auxiliar administrativo e residente do Jardim Silvina, Rafael Marques Oliveira, 37 anos, diz também ter ficado contemplado com os serviços. Ele contesta a garantia de um produto adquirido junto ao uma empresa de móveis. “Estou tendo dificuldades com este comércio e os técnicos aqui me ensinaram como formalizar a minha questão”, comentou.
DESCENTRALIZAÇÃO – Paralelamente as ações desta quinta-feira, a Prefeitura de São Bernardo já confirmou a vinda do posto itinerante do Procon para os próximos 30 dias em região fora do Centro. Os serviços na Praça da Igreja Matriz seguem até esta sexta-feira (20/10) , das 9h às 16h.
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