Diadema leva seus artistas para a praça em comemoração ao Dia da Música Popular Brasileira

791 0

Da Redação – Diadema comemora o Dia da Música Popular Brasileira de forma diferente e inovadora. Celebrado em 17 de outubro, em homenagem ao nascimento de Chiquinha Gonzaga (a primeira compositora oficial da nossa MPB) nesta terça-feira (17/10), acontecerá evento com 12 horas ininterruptas de atrações musicais na Praça Lauro Michels, área central da cidade. A ação denominada “Mostra 2017 – Dia de Música Popular Brasileira” começa às 8h e termina às 20h. Ela será realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de grupos artísticos da cidade, e também com participações de arte-educadores que ministram oficinas de música na rede pública de centros culturais e na Casa da Música Olímpio Martins.

“Será uma maratona musical com apresentações de coral, camerata de violões, trios de forro, seresteiros, orquestra de viola, banda feminina, música instrumental e grupos de percussionistas e bateristas formados por alunos que estudam nas oficinas”, afirma o secretário municipal de Cultura, Eduardo Minas. Ele explica que a ação é uma homenagem a MPB, mas também uma forma de levar a boa música e mais cultura à população do município. “O evento é uma oportunidade da cidade conhecer seus artistas e saber da qualidade da produção cultural local e do trabalho realizado nas oficinas que a Prefeitura oferece nessa linguagem”, ressalta.

Diadema é uma cidade de artistas e muitos deles aprimoram o seu talento na Casa da Música, escola mantida pelo município e que oferece mais de uma dezena de cursos, gratuitos, para moradores da cidade. São formações nas áreas de canto coral, bateria, violão, clarinete, saxofone, piano popular e erudito, técnica vocal, trompete, flauta e contrabaixo.

A “Mostra 2017 – Dia de Música Popular Brasileira” contará também com a participação da Lira Jazz, big band municipal composta por 16 músicos. Com repertório recheado de muito jazz e de clássicos da MPB, ela fará sua apresentação simultaneamente com alunos das oficinas de bateria e percussão da Casa da Música. Também haverá o momento de palco aberto para que os artistas independentes ou quem estiver no espaço possa se apresentar.

Enquanto as apresentações acontecem no palco, para quem se interessa por música e queira saber mais sobre artistas brasileiros, haverá espaço para leitura por meio de livros que abordam sobre esse assunto e também biografias de compositores nacionais. As crianças poderão participar de oficinas de pintura com a temática da MPB. Além disso, cerca de 400 alunos da rede de ensino irá ao evento por meio do programa Giro Cultural que fará edição especial, propiciando aos adolescentes o contato com música de qualidade.

Serviço – Programação de apresentações
8h – Lira Jazz
9h – Coral Encanto da Terceira Idade
10h – Dney Bitencourt e Geisa Cristina
11h20 – Lira Jazz / Bateristas e Percussionistas da Casa da Música
12h30 – Palco Aberto
14h – Dney Bitencourt
15h – Geisa Cristina e Dney Bitencourt
16h – Calvin Verner, com apresentação de Choro
17h – Trio de Guitarras da Casa da Música
17h20 – Camerata de Violões da Casa da Música
17h40 – Orquestra de Violeiros de Diadema
18h30 – Banda Feminina da Casa da Música
19h – Quarteto de Saxofones da Casa da Música
19h10 – Modão – Grupo de Violões da Casa da Música
19h30 – Banda Damosá

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema leva seus artistas para a praça em comemoração ao Dia da Música Popular Brasileira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *