Exame de ultrassom inédito no Grande ABC avalia coração do bebê ainda na barriga da mãe

643 0

Da Redação – Em 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data tem o objetivo de reduzir a incidência de doenças cardíacas, principal causa de morte no mundo. Os médicos preconizam que a prevenção comece desde cedo, com a realização de atividade física, boa alimentação, entre outros. No caso das grávidas, já existe uma vasta gama de exames de pré-natal disponíveis que asseguram que a mamãe e o bebê estejam bem até o momento do nascimento.

Contudo, os exames podem indicar alguma anormalidade no bebê, como por exemplo, no coração, que ainda está se formando dentro da barriga da mamãe. Esse diagnóstico tão precoce é fundamental, pois o tratamento pode ser iniciado imediatamente.

O ecocardiograma fetal, disponível no Centro Cardiológico do Hospital e Maternidade Brasil, é um ultrassom muito semelhante aos já realizados durante o pré-natal, mas por ele o médico especialista em cardiologia fetal observará as estruturas do coração do bebê e sua funcionalidade, verificando se estão de acordo com o esperado.

As cardiopatias no feto podem aumentar em 2% os fatores de risco já existentes na gestação, como diabetes gestacional, lúpus, entre outras doenças. Em alguns casos, quando o feto tem alguma malformação, geralmente de rim ou artéria umbilical única, podem estar relacionados com os problemas do coração do bebê.

Também podem ser diagnosticadas arritmias fetais, alterações no ritmo normal do coração que produz frequências cardíacas velozes, lentas e/ou irregulares, e precisam ser acompanhadas durante o pré-natal. Elas podem ser tratadas por meio de medicamentos ainda com o bebê na barriga da mãe, sem a necessidade da interrupção ou antecipação da gestação.

A Dra. Erika Takahashi, cardio-pediatra do Hospital e Maternidade Brasil, orienta quanto à importância do diagnóstico precoce, pois os médicos podem fazer um planejamento do nascimento e a família entender melhor o que está por vir. “A realização de um bom pré-natal é a certeza de que a mamãe está fazendo tudo o que pode para o bem-estar do seu bebê. É importante que os pais não deixem de questionar na hora do ultrassom se está tudo bem com o coração do seu bebê”, orienta.

Serviço – Hospital e Maternidade Brasil no Facebook: https://www.facebook.com/hospitalbrasil Site: www.hospitalbrasil.com.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Exame de ultrassom inédito no Grande ABC avalia coração do bebê ainda na barriga da mãe"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *