Coluna do dia 20/10/2015

966 0

Acredito que toda arte é local, antes de ser regional, mas se prestar será contemporânea e universal…

Ariano Suassuna.

Plano Diretor é aprovado por Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo

Nesta segunda (19), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, assinou documento que constitui o comitê executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A criação da nova instância foi endossada por todos os participantes da 9ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMSP, realizada no Arquivo Histórico da cidade de São Paulo, no Bom Retiro. O Conselho é composto por 58 integrantes (17 do Estado, dois da Assembleia Legislativa e 39 dos municípios) e tem como função promover a cooperação articulada e integrada entre diferentes níveis de governo de modo a garantir a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades regionais. A reunião foi presidida pelo presidente do Conselho e prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Para ele, a constituição do comitê executivo é um marco para a organização de um plano diretor para toda a região. Para a aprovação do documento que institui o comitê executivo do PDUI, Luiz Marinho, que também é vice-presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, sugeriu que os titulares pudessem indicar seus suplentes, alteração que foi acatada pelo colegiado. De acordo com o prefeito, isso é importante para que todas as regiões sejam adequadamente representadas na instância executiva. Também foi acatada a sugestão do prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, de que o plano diretor elaborado pelo comitê executivo seja apresentando para a sociedade, em audiências públicas, nas cinco sub-regiões que compõem a RMSP. A ideia é aprimorar ainda mais o documento. Representando o governador do Estado de São Paulo, o secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, disse que a RMSP mais uma vez se coloca em posição de vanguarda. Após a reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMSP, foi realizado o seminário ‘O Estatuto da Metrópole e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado’. Alguns dos temas tratados nas mesas de debate foram ‘Marco Legal – O Estatuto da Metrópole’ e ‘O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI)’, onde foram expostas as experiências de municípios como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, do Estado de São Paulo, e do ABC.

Frase:

Temos oportunidade de criar uma governança metropolitana com finalidade específica e de sair na frente ao ser a primeira região metropolitana brasileira com um texto denso, robusto, que dialoga com essa enorme mancha urbana

Fernando Hadad, prefeito de São Paulo e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, ao comentar sobre o plano diretor macro para a RMSP

Frase:

A partir de hoje iniciamos a elaboração deste plano, que pode ser estratégico e fundamental para a construção de uma boa governança e, sobretudo, para melhorar a qualidade de vida de nossa população

Edson Aparecido, secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, que representou o governador Geraldo Alckmin, ao comentar o encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana de São Paulo que aprovou a criação do comitê executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)

Luiz Turco presta conta dos 7 meses de mandato, critica Alckmin e convoca apoiadores para a defesa do governo petista

Com as presenças do prefeito Carlos Grana, secretários, vereadores e ex-vereadores, além de diversas lideranças do PT andreense e do Grande ABC, o deputado Luiz Turco (PT de Santo André) realizou nesta segunda-feira (19), no auditório do Sindicato dos Químicos de Santo André, a sua primeira plenária para detalhar os sete primeiros meses do seu mandato na Assembleia Legislativa. Além de detalhar o seu trabalho no legislativo estadual, Turco aproveitou o encontro para criticar o que chamou de blindagem do governador Geraldo Alckmin pela imprensa. “Eu nunca vi isso. O Estado enfrenta uma de suas piores crises no abastecimento e o governador Geraldo Alckmin ganha prêmio pela sua ‘excelente gestão’ hídrica?”, questionou Luiz Turco. O deputado petista diz que a oposição ao governador continuará. “Ninguém da grande mídia fala nada, mas podem ter a certeza que a bancada petista na Assembleia, que vai ganhar mais um deputado nos próximos dias, vai trabalhar unida para denunciar os desmandos e informar a população sobre as verdades deste governo Geraldo Alckmin”, reforçou. O prefeito Carlos Grana, que abriu o encontro, disse que Turco vem se movimentando bem no tabuleiro político do Estado e que tem muito a ajudar a Santo André. “O seu mandato é de uma importância enorme para o nosso partido, e iremos fazer mais pela pessoas que mais precisam na nossa cidade. Agora, sobre o governo do Estado, eu não entendo mais nada. No momento, em que o seu governo fecha escolas, inclusive cinco apenas de Santo André, entre elas o Américo Brasiliense, Alckmin falar em construir presídios?, questionou o prefeito andreense. Ao final do encontro, debateu formas de mobilização das lideranças e da militância.


VACILÕES

  • Na plenária desta segunda-feira, no Sindicato dos Químicos do ABC, o deputado estadual Luiz Turco (PT de Santo André) criticou seus adversários políticos, em especial na questão do pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef, mas também centrou fogo em aliados e até mesmo alguns petistas. Segundo ele, ‘alguns’ devem muito ao fato de o partido ser governo em Santo André e estar nos últimos 13 anos no comando do Brasil. “Nós temos argumentos e números para mostrar que a situação do brasileiro evoluiu com a gestão petista. Então, temos de defender sim. Quem foge deste debate, é vacilão”, criticou Turco sem nominar quais seriam os vacilões.

COM LUVA DE PELICA…

  • O prefeito Carlos Grana não perdeu a chance de ironizar seus adversários políticos. “A população de Santo André pode ficar tranquila. Toda vez que eu troquei um secretário, a nossa administração melhorou mais. Foi assim com o Raimundo Salles, na Cultura, com o Leandro Laranjeira, na Comunicação, e agora com o Paulinho Serra, em Obras. Entraram, pela ordem, o Tiago Nogueira, o Ronaldo e o Carlos Sanches, o Carlão, e o nosso time ficou ainda melhor”, disparou Grana.

CAFÉ COM CRÉDITO 1

  • Estão abertas as inscrições para o Café com Crédito em Mauá, que contará com a participação de instituições financeiras para apresentar às micro, pequenas e médias empresas da cidade e da região informações sobre linhas e fontes de crédito disponíveis no mercado. O evento será realizado nesta quarta-feira, dia 21, das 8h30 às 12h30, no Hotel Travel Inn Diamond Mauá (Rua Álvares Machado, 48, Vila Bocaina). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.agenciagabc.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-7352 ou através do e-mail eventos@agenciagabc.com.br.

CAFÉ COM CRÉDITO 2

  • O Café com Crédito em Mauá será realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em parceria a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, e apoio da Associação Comercial e Industrial e Mauá, Associação dos Empresários do Polo Industrial do Sertãozinho, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Desenvolve São Paulo.

CAMINHADA PELAS MULHERES

  • O vereador Mauricio Fernandes (PSB) teve projeto de lei de sua autoria aprovado pela Câmara de São Caetano e sancionado pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), que institui no Calendário Oficial da Datas e Eventos do município o “Dia da Caminhada em Prol da Mulher”. A lei número 5.351 foi sancionada em 8 de outubro de 2015, e quer ajudar na conscientização da população e ressaltar a importância do papel da mulher na sociedade atual. “Mesmo com mais da metade das famílias no ABC sendo chefiadas por mulheres, a desigualdade, os baixos salários, as jornas excessivas e as desvantagens na carreira profissional, ainda são vilões no cotidiano feminino, e uma caminhada em prol das mulheres lembraria tudo o que já foi conquistado por elas e o que ainda é necessário avançar”, destacou o vereador Mauricio Fernandes.

HISTÓRIA DE SÃO PAULO

  • Nesta quarta-feira (21), às 9h, o CIEE realizará a nona aula do 12º Curso de História de São Paulo, que abordará o subtema Expansão urbana e comércio na cidade de São Paulo: os armazéns de secos e molhados nos bairros populares, com palestra proferida por Leopoldo Fernandes da Silva, professor da Universidade de São Paulo (USP). O evento é gratuito e acontece no Teatro CIEE (R. Tabapuã, 445 – Itaim Bibi – São Paulo) e as inscrições podem ser feitas no site pelo endereço www.ciee.org.br/portal/eventos. Há estacionamento gratuito no local.

UTILIDADE PÚBLICA 1

  • Poupatempo São Bernardo tem campanha contra hepatite C
    A partir desta segunda-feira, dia 19, o Poupatempo São Bernardo realiza uma campanha de orientação e prevenção contra a hepatite C. A ação acontece até sexta-feira, 23, das 8h às 17h. Profissionais da área da saúde estarão à disposição para esclarecer dúvidas da população sobre os principais sintomas da doença, suas causas, formas de prevenção e tratamento. Além do atendimento, será possível ainda fazer o exame preventivo de detecção do vírus. Caso a doença seja diagnosticada, após a realização do exame, o cidadão será encaminhado para tratamento em uma unidade de saúde especializada. O Poupatempo São Bernardo do Campo fica na Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

UTILIDADE PÚBLICA 2

  • O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 462 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 66 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral, além de seis unidades móveis. Em 2015, foi eleito o melhor serviço público pelos paulistanos, em pesquisa divulgada pelo Datafolha.

Paulinho da Força diz que equipe econômica do Governo só faz figuração

O presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força (SP), considera que o corte de verbas de pelo menos sete Programas Sociais do Governo da presidente Dilma Rousseff é a prova irreversível que o país passa pela pior recessão dos últimos anos. “É óbvio e notório que Dilma não soube gerenciar as próprias contas e que cerceou a equipe econômica que, até agora, apenas serviu para fazer figuração em seu governo”, observa Paulinho. O parlamentar ainda lembra que mesmo com a situação cambaleante, Dilma utilizava esses mesmos Programas como vitrine para suas promessas há menos de um ano, nas eleições de 2014. “Se nas últimas eleições ela não imaginava esses cortes, isso mostra ingerência e incompetência como gestora. É enganar o eleitor que foi fisgado todos esses anos pelo PT por meio desses programas. Agora, os dependentes de projetos mais delicados, como o Farmácia Popular ou Fies, ficam desamparados, à mercê das manobras surreais que Dilma tem feito para se manter no cargo”, afirma. Na última semana, o Governo alegou a necessidade de fazer cortes em programas sociais por conta dos ajustes fiscais. Somente em dois deles (Pronatec e Aquisição de Alimentos) os gastos previstos no orçamento de 2016 caíram R$ 2,487 bilhões em relação à previsão de despesas deste ano. O Farmácia Popular receberá corte de R$ 578 milhões para subsídios na compra de medicamentos vendidos na rede conveniada. Mesmo Dilma afirmando que a área social seria poupada, já autorizou cortes no setor. Programas como o Minha Casa Melhor – de aquisição de móveis e eletrodomésticos – tiveram suas contratações suspensas em fevereiro deste ano. O Água para Todos teve uma queda de R$ 550 milhões, se comparado ao orçamento do ano passado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coluna do dia 20/10/2015"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *