Profissionais da Educação de SBC criam grupo de contação de histórias

919 0

Crédito – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Da Redação – A joaninha preguiçosa só queria encontrar um cantinho para tirar uma soneca. Tentou se alojar na juba do leão, na cauda do macaco e na tromba do elefante. Depois de tanta movimentação, ela percebeu que brincar era muito mais divertido. O livro “A Joaninha Preguiçosa”, de Sheridan Cain e Jack Tickle, foi uma das estrelas da contação de história realizada pelo grupo “Embaixadores da Leitura”, formado por dez profissionais da Secretaria da Educação de São Bernardo, para 220 alunos da EMEB Padre José Maurício, no bairro Alves Dias, na última quinta-feira (21/09).

O grupo fará nova apresentação em 6 de outubro, às 15h00, na Midiateca do Cenforpe (avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto), em celebração à Semana da Criança.

Formado por agentes e auxiliares de biblioteca e oficiais de escola alocados nas Bibliotecas Escolares (BEI), o grupo foi criado em 2015, após capacitação para contadores de histórias realizado para a Feira Literária de São Bernardo (Felisb). “Cada integrante já desenvolvia suas atividades em sua biblioteca. Após o evento, decidimos continuar, pois houve grande sinergia entre as pessoas”, afirmou o agente de biblioteca Donizete Barbosa da Silva, da EMEB Professor Pedro Augusto Gomes Cardim, no bairro Assunção.

O papel dos profissionais, que atuam em 103 BEIs, 64 salas adaptadas e na Midiateca do Cenforpe, é muito mais do que ser um guardador de livros. “As BEIs são espaços acolhedores e dinâmicos, onde os livros criam vida nas mãos dos pequenos. E a missão do profissional, que atua nesse espaço, é ser muito mais que um mediador. Como contadores, eles utilizam, de forma eficiente, os recursos da leitura, na compreensão e interpretação dos textos”, explicou a chefe da seção de Biblioteca Escolar, Jozileide Castro.

Os contos de fada, mitos, e outras histórias ajudam os pequenos a compreender questões íntimas e a desenvolver a capacidade de imaginar, contribuindo para que vejam o ato de ler como um prazer. “Uma história simples contada com leveza e suavidade criam proximidade com o livro e a leitura”, explicou a agente de biblioteca Cristiane Silva de Santana, da EMEB Nino Campos Gomes, no Jardim Silvina.

Os livros utilizados na contação de história fazem parte do acervo das próprias bibliotecas. Segundo o oficial de escola Daniel Stela, da EMEB Professor José Getúlio Escobar Bueno, no Jardim Calux, o livro, depois de apresentado, se torna o campeão de empréstimo na BEI. O acervo total é de 670 mil exemplares, com uma média de empréstimos de 2000 títulos por escola. “As crianças levam os livros para casa, para ler com os pais, os irmãos e os amigos”, disse.

A oficial de escola Daniela Liberalino, da EMEB Padre José Maurício, ressalta que as contações de história são planejadas de acordo com o ciclo e faixa etária dos alunos. “Na Educação Infantil, focamos nos contos de fadas, historinhas e mitos, com muita música. No Fundamental, elaboramos games musicais. Tudo com base nos livros”, enfatizou.

Para Jacilene Ramalho, a Cilene, oficial de escola na EMEB Maria Rosa Barbosa, na Vila Vitória, a maior recompensa em ser contadora de história e trabalhar nas BEIs é a de ver os alunos que deixam as EMEBs, após o 5º ano do Ensino Fundamental, recomendar as bibliotecas. “Tenho a certeza de que plantamos uma semente no coraçãozinho deles”, finalizou.

Os demais integrantes do grupo “Embaixadores da Leitura” são: Michelly Cruz (EMEB Dom Jorge Marcos de Oliveira, no Montanhão), Lidiane Soares (EMEB Octávio Edgard de Oliveira, no Parque Los Angeles), Silene Comandante (Midiateca do Cenforpe, no Planalto), Douglas Chagas (EMEB Padre Léo Comissari, na Vila São José), e a voluntária Fátima Tenório, que até o ano passado era oficial administrativa na BEI da EMEB Euclides da Cunha, na Vila São José.

 

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Profissionais da Educação de SBC criam grupo de contação de histórias"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *