Da Redação – Há três anos consecutivos, Rio Grande da Serra registra queda na Taxa de Mortalidade Infantil, de acordo com dados divulgados pela Fundação Seade, órgão ligado a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Em 2014, o número apresentado foi de 18, 1, já em 2015, a cidade registrou 8,6 e em 2016 caiu para 3,3 para cada 1.000 nascidos vivos. Com este novo índice, a cidade passou a ocupar a posição de primeira colocação entre as cidades do Grande ABC, com a taxa menor. Desde 2015, a taxa atingida por Rio Grande da Serra está dentro dos padrões exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 10 para cada 1.000 nascimentos.
Para o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, a conquista desta redução é fruto de muito trabalho. “A redução da taxa de mortalidade se deve a melhora na realização dos exames pré-natal, no incentivo ao aleitamento materno, no maior número de consultas de pós-parto, no controle rigoroso da vacinação das crianças, no aumento do número de consultas nas Unidades Básicas de Saúde. Um fator que foi fundamental foi a alteração no atendimento de pré-natal de alto risco, que antes era feito em Ribeirão Pires, e passou a ser feito em nossa cidade, o que facilitou para as futuras mamães evitando o deslocamento das mesmas até o outro município. Além disso, implantamos uma maior agilidade na entrega dos exames padronizados, priorizando sempre as gestantes. Enfim, estamos cuidando de perto da saúde da nossa população”, afirmou Maranhão.
Nenhum comentário on "Rio Grande da Serra registra redução na taxa de mortalidade infantil pelo terceiro ano consecutivo"