Da Redação – O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. Por esse motivo, a data foi inserida na Semana Nacional do Trânsito que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Com o objetivo de desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre devem ter no trânsito, Ribeirão Pires inseriu nas atividades de Educação para o Trânsito – que acontecem ao logo de todo o ano – algumas ações específicas durante a semana nacional, como caminhada e atividades na rede municipal de ensino.
Em 2017, a campanha segue com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020. Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Serão promovidas ações educativas com foco na transformação das atitudes dos envolvidos no trânsito, buscando um ambiente mais seguro, a diminuição de acidentes e a valorização da vida.
“É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.
Proteção – Na última sexta-feira, dia 15, equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito se reuniu com profissionais do Governo do Estado para debater dados referentes a Ribeirão Pires que ajudam as ações que podem diminuir o número de acidentes fatais em ruas, avenidas e rodovias da cidade.
A reunião de acompanhamento faz parte do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que, desde março deste ano, está ajudando a fomentar ações de conscientização e proteção para pedestres e motoristas. Com ferramentas, visitas de diagnóstico e construindo planos de ação contendo medidas preventivas e melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização, o DETRAN e os municípios envolvidos na proposta de redução de vítimas fatais acidentadas objetivam uma redução em 50% do atual.
Durante a reunião da última semana, foram discutidos dados que ajudam a entender a realidade municipal e propostas estratégicas, como utilização de agentes de trânsito de forma otimizada, fiscalização em vias com alto índice de acidentes, entre outras.
Segundo o secretário da pasta, José Adão Alves, as ações realizadas no município, como a Educação para o Trânsito, fazem a diferença para fortalecer a segurança no trânsito municipal. “Organizamos atividades para crianças, jovens e adultos, tanto em escolas municipais e estaduais, quanto em empresas. Com as ferramentas oferecidas pelo DETRAN, podemos ampliar ainda mais ações que reduzem acidentes fatais”, afirmou Adão Alves.
A Secretaria de Transporte e Trânsito pontuou que, no mês em que houve diminuição nos número de óbitos no trânsito em relação ao ano passado (junho), veio logo após a campanha Maio Amarelo, o que demonstra efetividade das ações de conscientização na área.
Nenhum comentário on "Semana Nacional de Trânsito pauta atividades em Ribeirão Pires"