Prefeitura de São Bernardo se mobiliza para a Procissão dos Carroceiros

425 0

Da Redação – Criada em 1917 em celebração à Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de São Bernardo, a Procissão dos Carroceiros completa seu primeiro centenário. O evento, que tem apoio da Prefeitura de São Bernardo, ocorrerá em 3 de setembro, com saída prevista às 9h30, da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Rua Flávio Fongaro, 126, Vila Marlene), com previsão de chegada à Igreja Matriz, às 12h.

Momento de reflexão e fé devem marcar o percurso que, neste ano, também terá outra comemoração especial. Há 300 anos, em 1717, foi iniciada a evangelização da região do ABC, com a construção da primeira capela em louvor à São Bernardo – que dá nome à cidade-, pelos monges beneditinos. A pequena igreja ficava próxima de onde está localizado o hipermercado Carrefour, na altura do número 2000, da avenida Senador Vergueiro. Haverá uma parada neste local, por volta das 10h, para o descerramento de uma placa em homenagem a esses dois importantes momentos da trajetória histórica de São Bernardo.

“Conhecer nossa história é fundamental para compreender o presente e abraçar o futuro. A Procissão dos Carroceiros é uma tradição em nossa cidade. Tanto que, por essa razão, fizemos questão de encerrar os festejos em homenagem ao aniversário do município neste dia. A história de nossa cidade passa pela chegada de imigrantes estrangeiros, com expansão rural, grandes plantações e depois pela característica de cidade acolhedora e de desenvolvimento econômico com a vinda das grandes montadoras, empresas automotivas e depois setor moveleiro. Esta fase fez de São Bernardo ainda mais um refúgio, também, de cidadãos brasileiros de muitos outros Estados”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Está prevista a participação de mais de 2,5 mil pessoas, segundo os organizadores. Na chegada à Igreja Matriz, haverá uma missa a ser celebrada, a partir das 12h, pelo padre Giuseppe Bortolato. Na sequência, haverá a apresentação do cantor Eric Masini (13h), da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo (14h30), da dupla de música caipira Mococa e Paraíso (16h) e, às 19h, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da Diocese de Santo André, encerra os festejos em homenagem à Nossa Senhora de Boa Viagem com uma missa.

Procissão dos Carroceiros – Desde 1917, devotos da região e romeiros vindos de várias cidades do Estado participam da programação religiosa e cultural. Entre as décadas de 60 e 80, a festa deixou de ocorrer, principalmente em razão da mudança do perfil de São Bernardo, que passou a ser industrial. A partir de 1980, no entanto, o cortejo voltou com força total e relembra todos os anos a história da cidade e do País. Essa tradição se iniciou com Dom Pedro I, que parava na antiga capela, em frente ao largo da Matriz, que era caminho para Santos, hoje atual Marechal Deodoro, e pedia proteção e a benção a Nossa Senhora para uma boa viagem.

Confira a Programação
8h – Missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (rua Flávio Fongaro, 126, Vila Marlene)
9h30 – Saída da Procissão dos Carroceiros rumo à Igreja Matriz
10h – Parada na avenida Senador Vergueiro, altura do hipermercado Carrefour, para descerramento de placa em homenagem ao centenário do cortejo e tricentenário da evangelização no ABC
12h – Missa para recepção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem
13h – Show com o cantor Eric Masini
14h30 – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo
16h – Show com a dupla de música caipira Mococa e Paraíso
19h – Missa de encerramento celebrada pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo se mobiliza para a Procissão dos Carroceiros"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *