Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, formalizou, nesta quarta-feira (23/08), junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o pedido formal para a instalação de uma delegacia da Polícia Federal no município. A pauta de reivindicação de Morando foi recebida pelo secretário-executivo da pasta, José Levi Mello do Amaral Júnior, e defendida pelo chefe do Executivo como fundamental para o atendimento a toda a região do Grande ABC, destacando sua atuação como presidente do Consórcio Intermunicipal de prefeitos. Na reunião, ficou acordado de que o pedido vai tramitar para verificação do ministro Torquato Lorena Jardim.
“O encontro foi positivo e fiquei otimista com a recepção do secretário, que entendeu a representatividade e grandeza da nossa região. Uma unidade aqui vai trazer uma importante contribuição. Temos nos empenhado para reforçar cada vez mais planos para melhorar a Segurança de São Bernardo e Grande ABC”, destacou o prefeito. “A pauta é relevante e será encaminhada aqui”, comentou o secretário, salientando que toda a extensão do Grande ABC poderia ser bem amparada com uma unidade fixa.
Após o primeiro passo, Morando confirmou que vai buscar audiência com o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello,para buscar a verificação completa de todos os trâmites necessários para avançar com a reivindicação, que jamais foi colocada aos órgãos competentes. O prefeito de São Bernardo acrescentou que o município tem condições de trabalhar em parceria, com indicação de próprios públicos ou demais áreas. “O mais importante é conseguir aumentar todo o tipo de medida para Segurança. Aqui temos reforçado a integração das forças e esta reivindicação é mais um caminho”, complementou.
Ações – Em linha para fortalecer a integração e política efetiva de Segurança, a Prefeitura inaugurou no início as novas instalações da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise/SIG), na Vila Marlene/bairro Jardim do Mar. A unidade da Polícia Civil passou por reforma completa – com custos compartilhados entre Prefeitura e Estado – passando a contar com novas celas para menores e de custódia temporária, espaço para armazenamento de equipamentos, além de outras melhorias que visam oferecer melhores condições de trabalho aos cerca de 50 policiais destacados para atuar no espaço, sendo dois delegados.
Planos – Ao longo de oito meses de gestão, a Administração municipal tem concentrado esforços no setor de Segurança, reforçando equipamentos e integrando ações da Guarda Civil Municipal (GCM) com as policias civil e militar. Um dos resultados mais acertados foi com a Operação “Noite Tranquila”, em vigência desde maio para combater os pancadões e que já registrou a abordagem de mais de 7.000 pessoas.
Nenhum comentário on "Orlando Morando vai ao Ministério da Justiça e pede Delegacia da Polícia Federal"