Da Redação – Depois da passagem do Mão à Obra pelo bairro Casa Grande, nesta segunda-feira, dia 28, o programa começa em Piraporinha e se encerra no dia 15 de setembro. Nesta data, quando a manutenção geral do bairro já estiver concluída, um evento de fechamento será realizado, com a participação dos moradores, para relato das benfeitorias feitas no local.
O Mão à Obra é um programa municipal, que traz melhorias para as ruas, praças e mobiliário urbano de Diadema. Ele funciona como uma manutenção geral, que tem o objetivo de deixar a cidade limpa e preservada. Durante a permanência do projeto nos bairros são feitos reparos na iluminação pública, praças e calçadas, execução de podas em árvores, capinagem, tapa-buraco, limpeza de galerias, boca-de-lobo, pintura de guias e sinalização de trânsito, entre outras.
No bairro Casa Grande, quando do encerramento das atividades do Mãos à Obra, além da prestação de contas, os moradores puderam conversar com os agentes públicos e ainda usufruir de momentos de lazer, cultura e cidadania no evento que a Prefeitura realizou, no último sábado, (19/08), dentro da EMEB Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro.
Valdir Antonio Pereira, morador do bairro, aproveitou a manhã chuvosa pra cortar o cabelo. “Eu vou economizar quase vinte reais cortando meu cabelo aqui. É bom pra mim e também para os alunos da Fundação Florestan que colocam em prática o que aprendem durante o curso”, ressaltou. A comerciante Rosangela Gil, moradora do Jardim Promissão, viu mudas de plantas serem levadas para dentro da Escola Quintanilha, por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, e foi buscar uma para ela. “Vou plantar direitinho e quando puder tirar mudas vou distribuir para pessoas que conheço. Isso estimula o respeito à natureza e cuidar de planta acalma e faz bem pra gente”, disse.
Além desses moradores, outras centenas de pessoas foram a Escola Quintanilha participar das atividades de encerramento. Por meio de serviços municipais, elas receberem esclarecimentos sobre saúde, educação, vacinação de animais, direitos civis e do consumidor, alimentação saudável, mediação de conflito e educação no trânsito, entre outros.
Os atendimentos foram os seguintes: Secretaria de Defesa Social – 52 mediações de conflito; Defesa Civil – 52 informações sobre prevenção de acidentes naturais ou provocados pelo homem; Fundação Florestan Fernandes – 36 cortes de cabelo; Secretaria de Segurança Alimentar – 44 avaliações e orientações nutricionais; Secretária de Finanças – 40 atendimentos sobre impostos e dívida ativa; Secretaria de Meio Ambiente – 213 distribuição de mudas e Secretaria de Assuntos Jurídicos, 15 orientações sobre direito do consumidor e assuntos relacionados a pensão alimentícia e de família.
Ainda durante a permanência do Mãos à Obra no Casa Grande foram executados 29.680 metros de capinação; 29.680m de pintura de guia e removidos 43,7 toneladas de entulho.
Mais segurança – O evento de encerramento contou com as presenças de secretários municipais, vereadores, do presidente da Câmara Marcos Michels e do vice-prefeito Márcio da Farmácia. Ao falar para os presentes, Márcio anunciou duas boas notícias para Diadema. A primeira é que a Prefeitura realiza licitação para troca de toda iluminação da cidade por lâmpadas de led e que até o final do ano mais quatro ginásio poliesportivos serão revitalizados. “Vamos substituir as lâmpadas a vapor de sódio por led e isso vai deixar a nossa cidade mais bonita, iluminada e segura”, disse. Ele também falou que será feito um monitoramento, por meio das câmeras já existentes, para quando uma lâmpada apresentar defeito ou queimar ela seja trocada rapidamente.
Nenhum comentário on "Programa Mãos à Obra segue agora para o bairro de Piraporinha"