Da Redação – A Prefeitura de Santo André recebeu nesta quarta-feira (23), no Salão Burle Marx, um grupo de cerca de 40 alunos e dois professores de MBA da Universidade de Pittsburgh, dos Estados Unidos, para apresentar o projeto Santo André – Cidade Inovadora. Além dos estrangeiros, o evento contou também com a participação de representantes de algumas das principais empresas da cidade.
A visita a Santo André foi uma escolha da própria gestão do curso, que reconheceu a importância do projeto de inovação de Santo André devido à relação de incentivo do poder público. Em sua visita ao Brasil, o grupo conheceu o projeto andreense e deve visitar também a cidade de Campinas. Em março do próximo ano, a expectativa é que se reúnam na China.
De acordo com a sócio-diretora de negócios internacionais da Universidade de Pittsburgh, Karla Alcides, a interferência das políticas públicas no desenvolvimento das cidades foi um dos atrativos que trouxe o grupo a Santo André. “Para os alunos é uma experiência muito interessante ter contato com o que está sendo feito em uma cidade tão próxima a São Paulo. Estão conhecendo como o governo pode incentivar o desenvolvimento econômico e promover o crescimento da sociedade por meio de inovação e tecnologia”, contou Karla.
A Prefeitura de Santo André tem promovido conexões com instituições de todo mundo para gerar aprendizado e troca de informações, visando construir a Santo André de hoje e de amanhã, mais focada nas melhores tecnologias. Para o prefeito Paulo Serra, a troca de experiências é importante para tornar o município ainda mais atrativo para investidores. “Estamos felizes em recebê-los na cidade e desejamos que tenham extraído a melhor experiência possível. Para nós é uma honra tê-los aqui. Temos um programa de inovação na cidade e estamos implantando. Nosso maior desafio é aumentar a qualidade dos empregadores e atrair novos investidores de tecnologia para o nosso município”, disse.
O grupo também assistiu a uma palestra ministrada pelo presidente da CVC, Luiz Eduardo Falco Pires Correa, que comentou sobre os desafios encontrados pela empresa e as estratégias realizadas para superar as adversidades e transformar a situação como oportunidade de crescimento. Segundo Correa, a iniciativa de trazer mais empresários para a cidade é a maneira mais fácil de atrair renda. “Investimento gera emprego e riqueza, é um círculo virtuoso e natural que Santo André tem muito a ganhar por ter gente qualificada. É uma boa iniciativa da Prefeitura”, comentou Correa.
Santo André tem sido inovadora em suas ações, buscando soluções mesmo sem recursos, através de projetos junto à iniciativa privada. Recentemente, a cidade apresentou o projeto Santo André 500 anos, ação de longo prazo para planejar a cidade para as próximas décadas. O programa tem como meta colocar o município entre as cinco primeiras colocadas no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) até 2024, por meio de melhorias na educação, infraestrutura, sustentabilidade, saúde e segurança. Entre os objetivos para os próximos 36 anos, está aumentar a competitividade atrativa de Santo André, a liderança pela antecipação e pela competitividade financeira, além do alinhamento entre poder público e privado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Ailton Lima, Santo André tem se colocado como uma cidade atrativa para atividades de fomentos de grandes empregadoras. “A cidade tem muita coisa boa para oferecer em termos de investimento. Uma das coisas boas é a nossa capacidade natural de recepcionar atividades industriais e atividades de fomento. Além disso hoje a cidade vive e respira o ambiente de inovação, liderando a questão do Centro de Inovação e Parque Tecnológico. O ambiente e o momento atual está muito propício a tudo isso”, apontou o secretário.
Santo André possui hoje cerca de 36 mil empresas, que contam com aproximadamente 200 mil pessoas qualificadas. A cidade é um dos maiores parques industriais de São Paulo e tem como uma das metas ser cada vez mais atrativa para novas empresas, de modo que sejam gerados cada vez mais emprego e renda para o município. Há anos Santo André não possuía uma política voltada ao desenvolvimento econômico.
Atualmente com 464 anos, Santo André está entre as 100 maiores cidades do país, ocupando o 22º lugar como cidade brasileira com maior desempenho, sendo a 14ª no estado de São Paulo. No IDGM entre 2005 e 2015, a cidade passou da 55ª posição para 33ª em saúde, além do grande salto em segurança, tendo passado da 45ª posição para a 6ª. Com PIB de R$ 28,1 bilhões em 2014, o município está entre as 10 maiores economias do Estado.
Nenhum comentário on "Alunos da Universidade de Pittsburgh conhecem projetos de inovação da Prefeitura"