Da Redação – Transformar papel, papelão, bolas de isopor e tintas na mascote oficial da Campanha Consumo Consciente (água, luz e telefone) e de Combate ao Vandalismo de Diadema foi uma das ações desenvolvidas pela EMEB Chico Mendes, que garantiu o troféu de vencedora para alunos e educadores da unidade escolar. A cerimônia de premiação foi realizada na tarde desta sexta-feira (18/08), no auditório do Quarteirão da Saúde (QS). O evento contou com a apresentação de fotos das atividades das escola, além da performance musical do grupo Matéria Rima para o público de mais de 250 pessoas, entre alunos, educadores, diretores e convidados.
Para monitorar o consumo de água, luz e telefone, a EMEB Chico Mendes avaliou as contas, mês a mês, estabeleceu metas e comparou os dados. Alunos, educadores e funcionários da EMEB reaproveitaram e reciclaram papéis. Entre os funcionários, foi incentivada a troca de copo descartável por xícaras de cerâmica. Houve redução de água e foram desenvolvidas atividades temáticas de consumo consciente como leituras, atividades escritas, audiovisuais, cartazes, rodas de conversa, com a participação de todas as crianças. Além disso, a escola realizou passeata com alunos para sensibilizar a comunidade local quanto à importância do combate ao vandalismo.
Um dos itens da campanha foi um hino, que teve produção coletiva e foi apresentado na festa junina da escola. Já a mascote, que se tornou símbolo da Campanha, recebeu o nome de Utilixo e foi criada a partir de uma contação de história, em que uma máquina transforma tudo aquilo que não serve mais em algo útil, como brinquedos para crianças.
Para a diretora da escola ganhadora, Gisele Pereira Freire, o concurso trouxe mudanças importantes na rotina do serviço. “Foi uma experiência muito bacana com toda a escola falando de um mesmo assunto, com a participação da comunidade. É interessante ver o exemplo das crianças quando apagam as luzes das salas e falam para fechar a torneira quando ninguém está usando. Os funcionários também tiveram a preocupação de colaborar com o que foi possível dentro da atividade de cada um”, explicou.
Das 31 escolas municipais participantes da campanha, oito ficaram como finalistas para concorrer ao prêmio. São elas: EMEB Inspetor Reinaldo José Santana (PIRÓ), EMEB Machado de Assis, EMEB Professora Letícia Beatriz Pessa, EMEB Professor Paulo Freire, EMEB Luiz Gonzaga, EMEB Professora Annete Melchioretto e EMEB Dr. Mário Santalucia.
Para a secretária de Educação, Tatiane Ramos, as ações que se destacaram durante a campanha foram as passeatas de conscientização, a diminuição das contas e a interação entre comunidade escolar para trabalhar o tema ao longo do ano. “O projeto nasceu também para auxiliar na redução de gastos. Ao longo do processo, fomos nos encantando com as ações, que extrapolaram os muros da escola e teve a interação de toda a comunidade. Hoje, os estudantes fazem história com o trabalho desenvolvido para construir uma Diadema melhor”, afirmou.
Entre os prêmios oferecidos para o 1º lugar estão troféu “Escola Campeã em Consumo Consciente 2017”, passeio para alunos visitarem a estação de tratamento da Sabesp, dia de diversão na escola com brinquedos infláveis, curso sobre consumo consciente para professores no Instituto Akatu. As demais escolas receberam certificado de participação “Escola Consciente 2017”.
A cerimônia de premiação contou com a presença da primeira dama Carol Rocha, presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária de Assistencial Social e Cidadania, do assessor especial do Gabinete Zé Dourado e do presidente da Câmara, Marcos Michels.
A Campanha – O concurso foi criado com o objetivo de promover ações sustentáveis, ampliar a discussão sobre uso sustentável de recursos e incentivar ações permanentes de combate ao desperdício e ao vandalismo. Para participar da Campanha, as escolas desenvolveram ações no primeiro semestre deste ano. Para entregar o prêmio, a comissão avaliadora levou em consideração o maior percentual de economia nas contas de água, energia elétrica e telefone e melhores propostas e ações para envolver a comunidade zerando ou diminuindo o vandalismo. Cada unidade escolar criou um portfólio com as ações desenvolvidas, além de um hino e uma mascote que serão escolhidos oficialmente para divulgar a campanha. Localizada na região sul da cidade, a EMEB Chico Mendes atende 500 crianças de quatro e cinco anos no Ensino Infantil.
Nenhum comentário on "EMEB Chico Mendes vence prêmio de Escola Consciente em Diadema"