Agosto Laranja chama a atenção para a Esclerose Múltipla

1004 0

Da Redação – Agosto será o mês de dar visibilidade à Esclerose Múltipla (EM), doença que atinge cerca de 35 mil brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM). A Prefeitura de Santo André, em parceria com Associação Viver Bem, organizou um calendário de atividades voltadas ao tema e abertas ao público. O calçadão da Oliveira Lima foi iluminado com lâmpadas laranjas, cor tema da campanha.

Entre as atrações, destaca-se a peça “Se fosse fácil, não teria graça”, que será apresentada na próxima quinta-feira (17), às 19h, no Teatro Municipal de Santo André. A peça é protagonizada pelo ator Nando Bolognesi, diagnosticado com esclerose múltipla aos 21 anos. O ator baseou o espetáculo no seu livro “Um palhaço na boca do vulcão”. Em cartaz desde 2013, a tragicomédia narra, com muito bom humor, a trajetória do autor/intérprete, que conta como aprendeu a conviver com as limitações impostas por uma doença degenerativa, progressiva, incurável e com potencial incapacitante. Os ingressos custarão R$ 15 (meia R$ 7,50) e poderão ser obtidos na bilheteria no teatro, das 18h às 19h e na página oficial da Associação Viver Bem (facebook.com/associacaovvbem/)

No sábado (26), haverá caminhada de conscientização, com concentração às 10h, na Concha Acústica da Praça do Carmo, na região central da cidade. O grupo vai percorrer o Calçadão da Oliveira Lima, a rua Dona Elisa Fláquer e fará o encerramento no Paço Municipal, com ginástica laboral e alongamento. Já no domingo (27), das 8h às 14h, o Parque Celso Daniel promove ação com fisioterapeuta passando exercícios de alongamento, massagem e ginástica laboral, práticas importantes para os portadores da doença, já que entre os sintomas estão fadiga intensa, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora e dores articulares. O especialista Tiago Abrão Setrak Sowmy, neurologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, Mestrando em neurociência pelo Hospital Israelita Albert Einstein, também dará a palestra “Agosto Laranja – Pela Conscientização da Esclerose Múltipla” , no dia 17, às 16h, no Auditório Burle Marx, aberta ao público.

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Agosto Laranja chama a atenção para a Esclerose Múltipla"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *