Da Redação – Interessados em participar das oficinas e wokshops gratuitos do programa Territórios de Cultura podem se inscrever até a próxima sexta-feira (28). As inscrições devem ser feitas pessoalmente nos locais das atividades. Estão disponíveis cursos de teatro, circo, viola caipira, artes visuais, dança cigana, graffiti, fanzine, entre outros. As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas no site culturaz.santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4433-0765.
As oficinas são oferecidas em dezoito bairros da cidade, como Vila Assunção, Cata Preta, Jardim Marek, Centro, Parque Andreense e Paranapiacaba. Entre os objetivos do programa estão incentivar a criação artística, valorizar a memória cultural local e incentivar novas formas de olhar para a cidade utilizando processos criativos e intercâmbio de saberes. As ações possuem diferentes formatos: projetos, oficinas, workshops entre outros, e estão distribuídas no segundo semestre de 2017, em diferentes espaços, buscando dar acesso a diversos públicos, de todas as idades.
Os projetos escolhidos para fazer parte do programa já estão iniciando seu processo de mobilização nos bairros onde irão atuar e em breve lançarão sua programação. Um dos projetos, batizado de “Jardim das Memórias no Jardim Ana Maria”, é realizado pelos coletivos Quizumba e Núcleo Atômico, juntamente com artistas do bairro, e desenvolverá ações da história da região a partir da oralidade dos moradores. Através do encontro dos moradores com artistas de diferentes linguagens, o projeto desenvolverá oficinas de teatro e escrita criativa, da primeira semana de agosto até dezembro. Os participantes dessas oficinas ajudarão o projeto a criar um trabalho artístico que conte a história local. Residentes do bairro interessados em participar da pesquisa ou das oficinas, ou apenas em ter maiores informações, podem entrar em contato pelo email inscricaonucleoatomico@gmail.com.
A região de Paranapiacaba receberá o projeto “A Vila do Brincar”. O grupo Bonecos Contadores de Histórias pretende promover as manifestações da cultura popular brasileira a partir das memórias e vivências dos moradores da Vila. O projeto irá desenvolver oficinas para todas as idades, de bonecos de luva (mamulengos), teatro de rua e contação de histórias, que terão início na primeira semana de agosto até dezembro. Os interessados em participar destas oficinas podem entrar em contato pelo email viladobrincar@hotmail.com.
O Coletivo Nasa, através do projeto “Nome aos Rios – A História da Bacia Hidrográfica do Córrego Cassaquera”, pretende resgatar a história e a relação entre os moradores da região do Jardim Marek e bairros próximos com seus recursos hídricos, discutindo o conceito e história da bacia hidrográfica. A ideia é que jovens e moradores da região se sintam estimulados a cuidar dos seus córregos, através de uma oficina de graffiti, que irá trabalhar os nomes e a história dos córregos e rios da cidade, dessa forma, integrando arte e meio ambiente. Essa oficina terá início na primeira semana de setembro no CEU das Artes Jardim Marek e é direcionada a crianças e jovens de 10 a 17 anos. Os interessados em participar da oficina podem entrar em contato através do email coletivonasa@gmail.com.
Nenhum comentário on "Programa Territórios de Cultura inscreve até o dia 28 de julho"